setembro 08, 2011

O Grito dos Excluídos 2011 em Manaus

PICICA: A presença do movimento por uma sociedade sem manicômios, representada pela Associação Chico Inácio, no Grito dos Excluídos 2011, foi uma espécie de reconciliação com a Igreja Católica, depois de um grave ruído de comunicação. Vale a pena contar a história. Ali pelo início dos anos 2000 busquei apoio da igreja para angariar assinaturas para um projeto de lei de Saúde Mental, que reorientasse o modelo de atenção no Estado do Amazonas. Não obtive resposta. Fiquei intrigado já que tinha identidade política partidária com alguns companheiros - senão todos - presentes à reunião. Só mais tarde pude juntar as peças do quebra-cabeças. Cometi um equívoco, involuntariamente. Me fiz acompanhar de um anarquista de meia-tigela,  que em discussão com o arcebispo de Manaus costumava tratá-lo com grosseria inominável. A referida criatura tinha pelo menos uma qualidade, pelo qual nos aproximamos. Foi ele quem ajudou o recompor o tecido da resistência à passividade que se abateu sobre o setor de Saúde Mental, fator que contribui para que a Reforma Psiquiátrica no Amazonas ficasse à deriva. Entretanto, o tratamento dispensado a alguns de seus interlocutores era deplorável. Faz parte da cultura cristã: paga o justo pelo pecador. Foi meu caso. Ontem, lavei a burra. Santo Grito dos Excluídos! Aproveite e leia o texto de Frei Betto: Grito dos Excluídos 2011.

Enviado por  em 08/09/2011
Pela primeira vez o movimento social por uma sociedade sem manicômios, dignamente representado pela Associação Chico Inácio (filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial) participou "oficialmente" do Grito dos Excluídos. Estavamos em boa companhia. Para citar apenas um deles: os(as) companheiros(as) do movimento socioambiental SOS Encontro das Águas. Na terceira parada, nosso representante, o militante Rogelio Casado pediu pelo fim do manicômio. Já vai tarde!

***

Leia a repercussão do Grito dos Excluídos na mídia e na rede alternativa de comunicação (contribuição da companheira Elisa Wandelli):




Nenhum comentário: