outubro 11, 2011

"A perseguição doentia da CBN Manaus contra uma médica" (Portal do Luis Nassif)

PICICA: Luís Nassif continua repercutindo o caso Bianca Abinader, vítima de assédio moral pela CBN Manaus por mais de um ano e meio em programa local, que resultou na demissão da médica do Programa Saúde da Família.

A perseguição doentia da CBN Manaus contra uma médica


CBN Manaus troca as ruas pelos fóruns de Justiça | O Caso Bianca Abinader

CBN Manaus troca as ruas pelos fóruns de Justiça
Publicado em 6 06UTC maio 06UTC 2011 por ocasobiancabinader 


Como você se sentiria, no ambiente de trabalho, na sua sala, consultório ou gabinete, ao receber a visita indesejada de alguém que deseja interferir justamente no seu trabalho?

Uma secretária municipal já experimentou a sensação, quando foi agredida, moral e fisicamente, dentro de sua sala, pelo radialista Ronaldo Tiradentes. A médica Bianca Abinader vem experimentando isso há quase 1 ano e meio. A fisioterapeuta Carolina Coelho já passou por isso também.

Ronaldo não distingue classe, credo, cor nem religião. Na última semana, ao tomar conhecimento de que a juíza Patrícia Chacon, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, julgaria o mandado impetrado por Bianca Abinader, pedindo a reconsideração de seus motivos para entrar em licença não remunerada, Ronaldo Tiradentes foi pessoalmente visitar a magistrada, cerca de 1 hora antes do despacho da decisão. A visita ocorreu na última quinta (28), às 11h da manhã, e foi testemunhada por várias pessoas.

No final da manhã de ontem (5), outra incursão da CBN Manaus no coração do Judiciário amazonense. De conhecimento que o juiz Cézar Bandiera, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, tinha recebido o mandado e que deveria julgá-lo após a declaração de incompetência de Patrícia, Ronaldo esteve também no gabinete de Bandiera, ontem, também às 11h da manhã.

Foi uma visita demorada, relatam testemunhas. Ao deixar o gabinete do magistrado, ainda no estacionamento do Fórum Ministro Enoch Reis, no Aleixo, o radialista tuiteiro acessou seu telefone e twitou, às 11h58: “BIANQUINHA JA PEGOU PORRADA NA JUSTICA. VAI TER QUE TRABALHAR.KKKKK”.

Menos de 1 hora depois, já em casa, publicou uma notícia no site oficial da CBN Manaus, intitulada “Justiça barra licença da médica viciada em twitter“.

O site O Caso Bianca Abinader não faz qualquer juízo sobre a atuação dos magistrados do TJAM, visitados pelo radialista. A prova de que a visita de Ronaldo não influenciou a decisão de Cézar Bandiera, por exemplo, é a data do despacho do juiz, dia 4 de maio, um dia antes. Pelo contrário, se solidariza com os mesmos. Só os profissionais que já experimentaram isso, como a diretora da UBS Amazonas Palhano, Eurinete Santana, a diretora da UBS do Morro da Liberdade, Keyla, o secretário Francisco Deodato, o sub-secretário Orestes Guimarães e, na ponta de todo o processo, os pacientes das casinhas de saúde da Prefeitura de Manaus, como a do bairro da Glória, onde idosos hipertensos se assustaram com a presença de policiais armados durante um dos ataques a Bianca, sabem como é.

O constrangimento pelo qual esses profissionais passam é antigo. O juiz César Bandiera, visivelmente desconfortável com o fato, explicou depois a visita do radialista ao seu gabinete: “Isso aqui é um prédio público.”

Ronaldo Tiradentes, que trabalha diariamente entre 8h10 e 9h30, tem muito tempo livre. Enquanto jornalistas profissionais, formados na Universidade, trabalham nas redações, nos canais de TV e nas emissoras de rádio, muitas vezes precisando de um dia inteiro para produzir uma reportagem de 3 minutos ou uma lauda, Ronaldo usa todo o restante do dia, enquanto a sociedade trabalha, fazendo o que não deve.

O que devia merecer sua atenção, as notícias da cidade, é ignorado. Manaus sofre alagamentos diários, piquetes de moradores, há notícias de balas e gás contra a população, a discussão sobre a legalização dos mototaxistas, o Plano Diretor da cidade, as votações da Câmara Municipal, os atos do Governo do Estado, os índices de violência da capital, as obras da Copa de 2014…

Nada disso é notícia para a CBN Manaus. Há 1 ano e meio, a retransmissora local da mais respeitada rede de notícias do país se ocupa com apenas uma pessoa: Bianca Oliveira Abinader Gavinho.

Com o tempo livre que tem, Ronaldo já invadiu várias unidades de saúde da capital, ignorando a ausência de outros médicos, desprezando as críticas dos pacientes ao funcionamento das casinhas. Enquanto colegas de profissão apuram notícias, entrevistam envolvidos, decupam gravações, um trabalho que toma muito tempo, o dono informal da Rede de Rádio e Televisão Tiradentes LTDA (Ronaldo não faz parte do quadro societário da empresa, conforme o SIACCO, Sistema de Acompanhamento de Controle Societário, do Ministério das Telecomunicações) usa todas as 22 horas e meia que tem no dia para redigir denúncias contra Bianca para autoridades amigas, importunar juízes, desembargadores, médicos, secretários, advogados, fisioterapeutas, blogueiros, vereadores e deputados. Nem exploradores de petróleo escapam das visitas.

Com todo o tempo livre, sobra ainda espaço para twittar, atualizar seu blog com press releases dos amigos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, e redigir notas mentirosas sobre a médica Bianca Abinader.

Com o envergonhado “Isso aqui é um prédio público”, Cézar Bandiera explicou a presença do radialista Ronaldo Tiradentes em seu gabinete. Franscisco Deodato, secretário de Saúde, ainda não se explicou sobre as razões que levam um radialista a atuar perante a Justiça em nome dos interesses da Prefeitura, quando o assunto é Bianca Abinader.

A Justiça amazonense não pode se curvar a essas investidas, e precisa proteger (ao contrário do que faz a Prefeitura com seus servidores) a paz e o ambiente de trabalho de seus magistrados.

Fonte: Luís Nassif Online

Nenhum comentário: