outubro 24, 2011

Por que a ponte da França saiu mais barata que a ponte do Rio Negro?

PICICA: Fomos num terreiro pra ouvir uma entidade, que antes de desencarnar foi um dos maiores especialistas em prestidigitação política. Ouçam o que disse a criatura: "Amazonenses, da capital e do interior. explicado porque a ponte da França foi mais barata que a ponte do Rio Negro. O deles é um viaduto, gente! Um baita viaduto, é verdade! O nosso não! O nosso é uma ponte! Um baita pontão! E Dilma tem razão. É um monumento à Camargo Correia, que levou a bagatela de um bilhão de reais porque esse povo na sua infinita generosidade sabe o que é bom para os amazonenses. E tem mais. Se lá o viaduto chama Millau, aqui a rima proibida." Em tempo: Coisas do sobrenatural à parte,  morra de vergonha vendo o vídeo do "viaduto" francês. O dito cujo não tem apenas um "tipiti" espetado no meio da ponte, mas sete "tipitis". Pra não dizer que é conta de mentiroso, veja você mesmo com esses olhinhos que a terra há de comer. De certa maneira, é um alívio para o bolso do contribuinte. Já pensou se fossem instalados sete "tipitis" na ponte do Rio Negro? Seria preciso perenizar a Zona Franca. Vixe!


Viaduto de Millau, ( Ponte Millau ).


O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projectada pelo arquitecto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de Dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.



A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. Muitos turistas indo para o sul da França e/ou Espanha seguem esta rota por ser directa e sem portagem, excepto o da própria ponte.

O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.

Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, com 267m sobre o rio New. A Ponte Royal Gorge, no Colorado, tem uma plataforma com 321 m sobre o rio Arkansas, mas é só para pedestres.

O grupo Eiffage opera com uma portagem na ponte, para se ressarcir dos custos da construção, segundo contrato com o governo, que dá a companhia direitos de portagem por 75 anos.

Fonte: noEnigma

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