abril 08, 2016

OUTRAS PALAVRAS: Os impasses da Internet vistos do lado de dentro; Quinze anos de Reforma Psiquiátrica; Como agem os 28 bancos que dominam as finanças globais; Por que repercutimos mais Janaína Paschoal do que Marco Aurélio Mello?; “Ódio eterno ao futebol moderno”?; O preço do “capitalismo verde”; Parada Complicada

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 641 - 6/4/2016



 
Os impasses da Internet vistos do lado de dentro
Ao visitar Vale do Silício, principal polo de tecnologia da informação do mundo, Alistair Duff vê antigo espírito hippie reduzido a individualimo, desigualdade, crença no mercado e exploração do trabalho. Entrevista a Kaveh Waddell (Outras Palavras)
Quinze anos de Reforma Psiquiátrica
Em 6 de abril de 2001, país começava a desativar seus tristes manicômios. Ao resgatar histórias de pacientes com transtornos mentais, nossas matérias ensaiam um balanço desta transformação. Por Lígia Oliveira (Outras Palavras)

Como agem os 28 bancos que dominam as finanças globais
Num livro indispensável, Franços Morin disseca as instituições "sistêmicas" cujo poder é muito superior ao da maior parte dos Estados. O que é a "hidra global" e como exerce seu domínio. Por Marcelo Justo, na  BBC (Outras Mídias)

Por que repercutimos mais Janaína Paschoal do que Marco Aurélio Mello?
“Que tempos estranhos estamos a vivenciar”, disse o ministro do STF em entrevista; nestes tempos estamos mais próximos de sua perspectiva (e retórica) ou daquela da professora? Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

“Ódio eterno ao futebol moderno”?
É ótimo enfrentar a mercantilização do esporte. Mas é preciso perceber que, sem um programa claro, este combate pode tornar-se ingênuo e ineficaz -- ou mesmo reacionário. Por Irlan Simões (Outras Palavras)

O preço do “capitalismo verde”
Com críticas à privatização da natureza e mercado de carbono, participantes de debate em SP afirmam: saída para crise ambiental é ação política, e inclui mudanças nos padrões de consumo e desperdício. Por Daniel Santini (Blog da Redação)

Parada Complicada
"Você se diz tudo bem, o próximo deve ônibus passar logo, mas descobre que "logo", no Rio, é advérbio de tempo indefinido e pode significar tanto em 3 quanto em 300 minutos". Por Daniel Cariello, nas Cartas da Guanabara (Outras Palavras)

Nenhum comentário: