maio 30, 2014

Evento: Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia



Evento: Contra o Genocídio da População Negra:
Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia


Data:
31 de maio de 2014 (sábado)
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP
Importante: Sua reserva será garantida até as 9h00
Entrada gratuita

Nos últimos anos houve um aumento significativo da violência contra a população negra no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo IPEA e pelo dossiê realizado pelo Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica da cidade de São Paulo, os dados que relacionam mortes por assassinato à faixa etária e raça são alarmantes:

- Há uma projeção de que 32 mil adolescentes serão mortos violentamente entre 2007 e o final de 2013. A possibilidade de um adolescente negro ser vítima de violência é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos;
- Em 2011, o número de mortes por autos de resistência apenas no Rio e em São Paulo foi 42,16% maior do que todas as execuções promovidas por 20 países em que há pena de morte!
- Em São Paulo, só em 2012, 546 pessoas foram mortas em decorrência de confronto com a Polícia Militar;
- A cada três assassinatos no País, dois vitimam negros;
- A possibilidade de o negro ser vítima de homicídio no Brasil é maior inclusive em grupos com escolaridade e características socioeconômicas semelhantes.
- A chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos.
- Assassinatos atingem negros numa proporção 135% maior do que os não-negros;

Diante dessa conjuntura, várias entidades, grupos e setores organizados em torno da luta antirracista vêm se organizando nos últimos anos para denunciar, discutir e propor estratégias de enfrentamento à essa situação.

Somando-se a esses esforços, o CRP SP convida para o debate Contra o genocídio da população negra: subsídios teóricos e técnicos para a psicologia, no intuito de refletir como os psicólogos que atuam nas mais diversas áreas e instituições que lidam direta ou indiretamente com esse problema podem ampliar seus referenciais de atuação no enfrentamento dessa questão. Participaram ativistas do movimento negro, psicólogos e estudiosos da temática.

O evento terá transmissão online, via CRP WEB TV. Acesse: www.crpsp.org.br/aovivo

Programação:

08h30 às 09h00
Credenciamento e Café de Boas-vindas

09h00 às 09h15    Mesa de Abertura

Coordenação:
Jonathas Salathiel da Silva - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Psicólogo com especialização em teoria psicanalítica. Aprimoramento na Clínica com o Bebê. Aprimoramento pelo PAVAS/USP em Violência Sexual. Atendimento Clínico com bebês, gestantes e adultos em geral. Acompanhante Terapêutico. Psicólogo de um CAPS - AD.

09h30 às 11h30    Mesa I: Análise sobre o genocídio da população negra e debate sobre a desmilitarização da polícia.

Mediação:
Marcio Farias - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é mestrando em Psicologia Social na PUC SP. Pesquisador do NEGRI PUC SP (Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade) e Bolsista CNPq. Atua como Educador no Museu Afro Brasil. Tem experiência em estudos sobre pensamento social brasileiro e relações raciais; Marxismo, negritude e lutas de classes no Brasil; Juventude Cultura e Resistência; Psicologia, Educação, Arte e Cultura.

Debatedores:
Hamilton Borges dos Santos - Graduando em Direito, escritor e ator. É militante do movimento social negro, tendo iniciado sua militância nos anos 80 no Estado da Bahia. É responsável pela criação do Teatro Negro e Atitude, em Belo Horizonte/Minas Gerais, onde foi coordenador municipal do Movimento Negro Unificado organização nacional - e promoveu inúmeras ações permanentes de combate ao racismo e discussões sobre masculinidades. Articulador e coordenador da Campanha Reaja ou será morto, reaja ou será morta, contra o racismo, sexismo e todas as formas de discriminações correlatas e coordenador/articulador da Quilombo Xis - Ação Cultural Comunitária.
                                   
Alessandro de Oliveira dos Santos - Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, atuando nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos - Relações Indivíduo-Grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política. Tem experiência nos temas: relações étnico-raciais e interculturais; desigualdades; direitos humanos; religiosidade; conflitos socioambientais; turismo e planejamento em saúde comunitária no Vale do Ribeira e Amazônia.

Dennis de Oliveira - Possui graduação em Comunicação Social. Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na Universidade de São Paulo. É coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação, vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), todos da Universidade de São Paulo. É professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP.

13h00 às 15h00  Mesa II: Genocídio da Juventude Negra, pobre e periférica: questões objetivas e subjetivas em debate.

Mediação:
Lidiane A. de Araujo e Silva - Psicóloga (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Especialista em Saúde da Família (Faculdade Santa Marcelina). Na saúde pública do município de São Paulo, trabalhou no CAPS AD da Freguesia/Brasilândia e atualmente está na Atenção Primária no NASF.

Debatedores:                                    
Catarina Pedroso - Psicanalista, membro do Margens Clínicas - grupo que atende vítimas de violência policial - e trabalha na Pastoral Carcerária com egressos do sistema prisional.

Rafael Alves Lima - Psicanalista. Graduado em Psicologia pelo IPUSP, Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Professor do Depto. de Psicologia do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (IELACHS-UFTM). Membro do grupo Margens Clínicas, que oferece atendimento psicanalítico a vítimas de violência policial. Membro da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IPUSP) e do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP).

Joselicio Junior - mais conhecido como Juninho, é Jornalista e pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC/ECA-USP. É membro da coordenação Nacional do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro, e presidente do Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino. Tem uma atuação no campo cultural estando a frente do Ponto de Cultura "Circulo Palmarino de Periferia para Periferia valorizando a cultura afro-brasileira" que desenvolve atividades como Sarau Palmarino e o acervo Carolina Maria de Jesus.

15h00 às 18h00 Mesa III: Enfrentamento e resistência: cultura, identidade e negritude.
                                  
Mediação:
Bruno Simões - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Psicólogo. Coordenador do Núcleo Questões da Terra/Etnia/Raça do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Debatedores:
Veridiana S. Machado - Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especialista em Psicoterapia Junguiana. Mestranda em Psicologia na Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia. Integrante do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais - CRP/BA. Colaboradora do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais - CRP/SP. Colaboradora do Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas CRP/ SP. Dedica-se aos estudos das relações étnico - raciais, cultura e religiosidade.

Elizabete Figueroa: Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Desde a graduação dedica-se ao estudo das relações etnico-raciais pelo prisma da Psicologia Social.

Bob Controversista - Presidente da Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionário. Coordenador da Casa da Cultura Hip Hop de Guarulhos e do Alto Tietê. Coordenador do Ponto de Cultura com P de Protagonismo. Membro do Conselho Gestor do Programa Juventude Viva.

Lilian Sankofa - mulher, preta, mãe, trabalhadora, militante do Coletivo de Esquerda Força Ativa, integrante do grupo de rap Sankofa, professora do Estado, atriz, poeta, tendo o hip hop como forma de resistência e enfrentamento às opressões de classe.

Debate

19h00     Encerramento

Informações e inscrições:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 11 - 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357.
E-mail: eventos02@crpsp.org.br
Site: www.crpsp.org.br/genocidio/

Estacionamento: Car Park
Rua Cardeal Arcoverde, 201, Jardim América, São Paulo, SP
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP.

Facebook Youtube do CRP SP Atendimento Site do CRP SP

Nenhum comentário: