setembro 05, 2014

Lançamento do Livro "A Verdade é Revolucionária"


Lançamento do Livro
"A Verdade é Revolucionária"

Data: 13 de setembro 2014
Horário: 9h às 14h
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP
Importante: Sua reserva será garantida até as 10h
Entrada gratuita

Inscrições: www.crpsp.org.br/AVerdadeeRevolucionaria/

O evento terá transmissão online, via CRP WEB TV.
Acesse: www.crpsp.org.br/aovivo

"São os nossos discursos, que produzem verdades e instituem nossos modos de existir. Verdades atravessadas pelas histórias que vão sendo contadas. Histórias que produzem presente. Presente produtor de modos de ser, estar, saber e viver no mundo".

Com essas palavras é apresentado o livro A Verdade é Revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogas e psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O trabalho foi uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, juntamente com o empenho e esforço de grande equipe que congregou o Sistema de Conselhos Regionais de Psicologia (conselheiras/os, equipe técnica e colaboradores/as).

Cumpre destacar a dedicação da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, à época, coordenada pelo colega Pedro Paulo Bicalho. As entrevistas necessárias à coleta de narrativas foram realizadas pelas equipes dos Conselhos Regionais e das Comissões de Direitos Humanos dos Regionais (conselheiros/as, quadro técnico e colaboradores/as).

Com relação à atuação do CRP SP, fazemos especial menção ao empenho dos membros (conselheiros/as e colaboradores/as) e quadro técnico da Comissão de Direitos Humanos de nosso Regional. Graças aos esforços empreendidos, do total de 57 (cinquenta e sete) narrativas que constituem o livro, nada menos que 24 (vinte e quatro) são de colegas de nosso regional. Certamente não se trata de uma disputa por número de narrativas recolhidas, mas de reconhecimento e prova de confiança com o empenho de nossas equipes.

Num período de atividades intensas, onde nosso país inicia - mesmo que tardiamente - seus passos na Justiça de Transição e no Direito à Memória e à Verdade, somos desafiadas/os a compartilhar as narrativas de psicólogas e psicólogos que tiveram suas trajetórias marcadas pelo recente período de Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

O presente livro reafirma o tríptico necessário à efetivação de Direitos Humanos: cessação das violações, empreender esforços em prol da não repetição de violações e reparação do dano. Narrar as experiências vividas, longe de ser um instrumento de revitimização, guarda em si um caráter sumamente libertador. Narrar é ressignificar e trazer presente sonhos e expectativas, dores e desafios; é recordar daqueles/as que já se foram, reatando alguns laços e formandos outros; narrar é unir passado e presente, garantindo um futuro mais justo e digno.

Programação:
09h00 às 10h00 Credenciamento

10h00 às 14h00 Mesa de Abertura

Coordenação:

Aristeu Bertelli da Silva
Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Representante do Conselho Federal de Psicologia

Representante da Diretoria do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Maria Orlene Daré
Psicóloga. Membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP 06 e Coordenadora do Núcleo de Criança e Adolescente de Bauru.

Representante da Comissão Estadual da Verdade

Pronunciamentos

14h00 às 15h00 Apresentação Cultural

15h00 às 16h00 Sessão de Autógrafos dos Autores

Café de Confraternização

Facebook Youtube do CRP SP Atendimento Site do CRP SP

Nenhum comentário: