setembro 04, 2014

"O fenômeno Marina continua", por Bruno Cava Rodrigues

PICICA: "[...] muitas pessoas definitivamente veem em Marina a mudança. Veem não só uma alternativa à Dilma, mas uma alternativa a Aécio (que ela está enterrando politicamente) e uma alternativa aos votos brancos e nulos. Isso não é uma ilusão. Eu não nutro nenhuma ilusão. Não tenho nenhuma expectativa quanto a um governo Marina. Na pior das hipóteses, vai ser igual à Dilma: um governo ocupado pela direita. Na melhor, uma ligeira esperança de inovação. As lutas continuarão de um jeito ou de outro.

Mas não acredito que as pessoas estejam iludidas com o fenômeno Marina. Acredito, sim, que se esteja usando a candidatura de Marina para tensionar com um sistema político em via de esgotamento, o que é um grande ganho em termos de recomposição da política: embaralha as cartas, mexe com esquematismos e arranca a esquerda de sua zona de conforto. Força-a a pensar, ou então isolar-se."

O fenômeno Marina continua
Segundoturno



Apesar da campanha sórdida baseada no medo e na baixaria, Marina continua em alta nas pesquisas. Tenho visto uma bateria anti-Marina mais aguda até do que aquela mobilizada contra Aécio, usando a origem, a fé, a trajetória política dela. Mas simplesmente não está colando: as leituras de que se tratava de comoção pós-acidente, golpe de marketing ou febre passageira estão erradas. O fenômeno é robusto e já trouxe dias difíceis pra quem tinha a eleição resolvida. Isso é muito bom.

Em primeiro lugar, mostra como não adianta tentar desconstruir uma candidatura sem construir a própria. Continua valendo a máxima que a esperança vence o medo.

Em segundo lugar, muitas pessoas definitivamente veem em Marina a mudança. Veem não só uma alternativa à Dilma, mas uma alternativa a Aécio (que ela está enterrando politicamente) e uma alternativa aos votos brancos e nulos. Isso não é uma ilusão. Eu não nutro nenhuma ilusão. Não tenho nenhuma expectativa quanto a um governo Marina. Na pior das hipóteses, vai ser igual à Dilma: um governo ocupado pela direita. Na melhor, uma ligeira esperança de inovação. As lutas continuarão de um jeito ou de outro.

Mas não acredito que as pessoas estejam iludidas com o fenômeno Marina. Acredito, sim, que se esteja usando a candidatura de Marina para tensionar com um sistema político em via de esgotamento, o que é um grande ganho em termos de recomposição da política: embaralha as cartas, mexe com esquematismos e arranca a esquerda de sua zona de conforto. Força-a a pensar, ou então isolar-se.

As coisas mudaram. Vivemos tempos muito interessantes, frustrando quem achava que junho de 2013 tinha acabado.

Fonte: Quadrado dos Loucos

Nenhum comentário: