outubro 11, 2008

Na tribuna: João Pedro avalia eleições do Amazonas

Foto: Rogelio Casado - João Pedro, Fábio Lucena e o Movimento Estudantil - Manaus-AM, 1981
Nota do blog: A trajetória política dos eleitos, meu caro João Pedro, não difere da sua. Taqui a fotografia que não me dei cair em contradição: você e o então vereador Fabio Lucena enfrentando a ditadura militar. Bons tempos em que os estudantes se mobilizavam em torno dos temas nacionais. Agora que fizemos seis prefeituras petistas, renovo meu pedido de que o companheiro medie o debate com os novos prefeitos sobre políticas de Saúde Mental no interior do Estado. Estou certo de que alguns municípios poderão implantar Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) evitando, assim, o deslocamento para tratamento em Manaus: economia em sofrimento e recursos financeiros. Até a presente data só temos CAPS em Tefé e Parintins. É pouco. Itacoatiara, por exemplo, já tem um projeto pronto, devidamente orientado na minha gestão como Coordenador Estadual de Saúde Mental, que infelizmente não saiu do papel. É hora de materializar nossos sonhos. Um grande abraço.

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

Na tribuna: João Pedro avalia eleições do Amazonas

O senador João Pedro destacou, no dia 08 de outubro, na tribuna do Senado, o desempenho do Partido dos Trabalhadores nas eleições do Amazonas. Segundo ele, pela primeira vez, o partido elegeu seis prefeitos no estado. O parlamentar comemorou também a vitória de Pedro Garcia, indígena eleito pelo município de São Gabriel da Cachoeira, e de Antônio Peixoto, agricultor que obteve a vitória nas urnas de Itacoatiara.

“Tivemos uma eleição vitoriosa no Amazonas. Elegemos seis prefeitos com trajetória política admirável, é um perfil social e político. Em São Gabriel, duas lideranças indígenas foram eleitas. São poucas as lideranças indígenas que conquistam um espaço institucional em uma prefeitura, como aconteceu no Amazonas. Isso é novo para a nossa democracia.”, afirmou o senador.

João Pedro atribui o resultado a história de vida dos candidatos e a busca do povo por transparência na gestão. “Quero registrar a minha alegria pela militância, pela confiança do povo e da sociedade nos prefeitos eleitos no estado. Em primeiro lugar, a eleição é uma conquista da sociedade brasileira”, declara.

O senador também faz uma reflexão sobre como eram as eleições no passado. “Parte do povo, olhando um pouco para a história, não votava. As mulheres, por exemplo, vieram a votar na década de 30. Já a juventude de 16 anos, obteve o direito a partir dos anos 80. A eleição é uma conquista da sociedade brasileira”, explica.

O parlamentar enfatiza ainda que é necessário progredir nas discussões da reforma política no Brasil. Ele atribui ao fator econômico, o resultado de eleições de algumas capitais.

“Devemos avançar na reforma política no sentido de coibir definitivamente o poder econômico, que já decidiu e ainda decide o resultado em tantas eleições. Precisamos aprovar regras para o financiamento público de campanha”, enfatiza.

Balanço eleitoral no AM

Numa eleição classificada pelo senador João Pedro como histórica, o PT elegeu seis prefeitos, sete vice-prefeitos e 41 vereadores no Amazonas. O partido alcançou a vitória nas urnas de Amaturá (João Braga – 51,98%), Itacoatiara (Antônio Peixoto – 41,98%), Santo Antônio do Içá (Antunes Ruas – 55,55%), São Gabriel da Cachoeira (Pedro Garcia – 51,58%), São Paulo de Olivença (Nato – 60,16%) e Urucurituba (Edivaldo Araújo – 51%).

Em comparação as eleições anteriores, o PT fortaleceu sua atuação no interior do Estado. Passou de três para seis prefeitos eleitos, incluindo nessa soma a vitória em dois municípios nos quais a chapa era composta apenas por petistas: Itacoatiara e Urucurituba. O número de vereadores também subiu: de 26 para 41 representantes nas câmaras de 30 municípios.

Assessoria de Imprensa

Fonte: Boletim Eletrônico do Senador João Pedro
Posted by Picasa

Nenhum comentário: