outubro 31, 2008

UEA promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Luta Antimanicomial

Cia de Teatro Cururu de Tanga
UEA promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Luta Antimanicomial

Como parte das comemorações do Dia Mundial de Luta Antimanicomial, estabelecido em 10 de outubro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Associação Chico Inácio, promove nesta sexta, uma série de atividades. O evento, aberto ao público, será realizado na Escola Superior de Artes e Turismo, rua Leonardo Malcher, no Centro, no horário de 15h às 17h.

Durante o evento, será lançado o site “Picica – Observatório da Luta por uma Sociedade sem Manicômios”. A apresentação do site será feita pelo psiquiatra Rogelio Casado, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA. De acordo com o pró-reitor, além de trazer um acervo fotográfico diversificado e a história da psiquiatria no Amazonas, o site será um espaço aberto para divulgação de notícias e eventos relacionados à Saúde Mental. “O site disponibilizará publicação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos”, acrescentou.

Os alunos da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA também se mobilizaram para participar do evento. Eles irão encenar uma peça teatral intitulada “Quero uma casa para morar”, com apresentação especial dos alunos do curso de Música.

Ao longo de todo o evento, os participantes poderão conferir, ainda, a exposição “Território” do artista local Nivaldo de Lima, denominado pela imprensa de "O fotógrafo dos esquecidos". A exposição, que já foi realizada no Palácio da Justiça e no hall da UEA, traz seis painéis fotográficos de autoria da população que mora nas ruas de Manaus. O artista é portador de transtorno mental, membro da Associação Chico Inácio; foi internado 15 vezes em hospitais psiquiátricos em Recife, onde lhe aplicaram mais de 15 eletrochoques.

Para o encerramento, estão previstas manifestações da diretoria da Associação Chico Inácio. Segundo Rogelio Casado, a entidade está na linha de frente na luta da redução pelo preconceito e inclusão social das pessoas com sofrimento psíquico no Estado. A luta ocasionou, inclusive, a sanção da Lei de Saúde Mental, decretada pelo governador Eduardo Braga, no último dia 10 de outubro de 2007.

Marco na história do setor no Amazonas, a lei estadual, segundo Casado, é mais avançada que a Lei federal 10.216, de 6 abril de 2001. “A história da proposta de Lei remonta aos primeiros anos deste século. A Lei de Saúde Mental do Amazonas é um marco na trajetória da Associação Chico Inácio, na história da Reforma Psiquiátrica no Amazonas, e representa um novo período na história da Saúde Mental para os amazonenses”.

A Lei de Saúde Mental dispõe sobre a reabilitação psicossocial de cidadãos em sofrimento psíquico através da substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos no Estado do Amazonas por rede de serviços de saúde mental, assim como regulamenta a internação psiquiátrica involuntária, entre outras medidas.

.................................................................
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/UEA
3214-5784 / 9167-1332 / 8118-1622
Posted by Picasa

Nenhum comentário: