abril 10, 2009

Carta de um pai sobre suicídio no Pátio Brasil

Pátio Brasil Shopping - Brasília-DF
Caro Sr. Leonel Tafareo, Superintendente do Pátio Brasil Shopping,

Sou o pai do jovem Pedro Lucas, um rapaz íntegro e cheio de esperanças que recentemente tirou sua vida no Pátio Brasil. Está sendo muito difícil escrever esta carta, principalmente neste momento em que a dor, saudade e sentimento de perda ainda se fazem presentes. Mas são esses mesmos sentimentos, acrescidos do sentimento de indignação, que me moveram a escrever esse manifesto. Fico a me perguntar quantos pais, amigos ou familiares das vítimas do shopping Pátio Brasil tiveram coragem de falar o que pensam, de reclamar os seus direitos de respeito e segurança, de expor a sua dor? Talvez poucos ou nenhum... Eu sei que nada trará o meu filho de volta, mas quem sabe esse meu ato possa preservar mais vidas e trazer mais respeito e consideração àquelas que já se foram.

Meu caro Sr., antes de acontecer com meu filho já sabia que o suicídio era uma prática corrente no shopping, já ouvira vários casos: de uma mulher grávida, uma senhora, vários garotos... Não imaginava que era tão comum até acontecer com alguém do meu mais profundo íntimo. Outro dia, através de conhecidos, soube que a estatística de suicídios no shopping apresenta o número médio de 12 (doze) por ano, ou seja 01 (hum) por mês! Meu Deus, quantas pessoas já se suicidaram lá e ninguém fez nada?!

Bem, até que já fizeram, pois o pessoal está treinado. A rapidez em isolar a área, cobrir as vítimas com um plástico preto e acionar a perícia é admirável. Eles são mais rápidos ainda em acobertar os fatos. Por que ninguém fala sobre as mortes?

Esse silêncio absoluto, eu comprovei pessoalmente. No último sábado, dia 14 de março, visitei o shopping, o lugar onde meu filho pulou, onde ele caiu. Entrei em uma loja aleatória, fingindo ser um comprador comum. Quando discretamente perguntei do acidente, as atendentes fizeram cara de censura, "o pessoal faz a maior pressão para não comentarmos nada", disse uma delas.

É clara e absurda a política do "pessoal" fazer as pessoas calarem, fazer as pessoas esquecerem logo o que aconteceu para não prejudicar as vendas, o lucro do Pátio Brasil. Aliás, do jeito que as coisas andam, por que ninguém ainda teve a brilhante idéia de abrir uma funerária no shopping, é dinheiro na certa.

O "pessoal", a administração do shopping, também não quer nenhuma relação com os familiares das vítimas, pois ninguém, nenhum empregado do shopping, nem mesmo o Sr.Superintendente ou outro Gerente do Pátio Brasil, deu algum amparo à mim, à minha esposa, à mãe de meu filho, nem um telefonema, carta, ou aperto de mão. Quanta frieza!

A mídia também não faz alarde, o que, por um lado, considero positivo, pois a coisa fica menos banalizada. Por outro lado, ninguém fica sabendo dos inúmeros suicídios, fica como se nada tivesse acontecido.

Mas a banalização das mortes no shopping é inevitável, é um problema da nossa realidade. O suicídio no shopping virou espetáculo rotineiro, a que vários curiosos querem assistir, fotografar e até filmar a queda como se fosse a coisa mais comum do mundo.

Antes de o Pátio Brasil virar o lugar comum para os suicídios em Brasília, a Torre de TV era procurada para esse fim até que, por respeito à vida humana, colocou-se lá grades protetoras para impedir que pessoas psiquicamente doentes, no momento maior dos seus desesperos, dali saltassem. Por que ainda o Pátio Brasil não tomou esta providência? Esperando o quê? Qual a maior preocupação da direção desse shopping? A solução é simples: uma grade, rede ou tela de proteção, vidro ou até mesmo um parapeito mais alto resolve. O parapeito do lugar de onde meu filho saltou tem apenas 1 metro e 20 de altura, já é um risco para qualquer adulto, imagine para uma criança que inocentemente brinca! Eu tenho certeza que essas medidas não prejudicariam a estética ou o lucro do local.

Aquele sábado foi minha última visita ao shopping macabro. Minha família, meus amigos e a todos que eu puder passar essa mensagem, tenho certeza que pensarão duas vezes antes de visitar o shopping Pátio Brasil.

Para concluir, Sr. Superintendente, saiba que o seu shopping, dada à insegurança e facilidade de pular, já é referência em estudos sobre suicídios, como o lugar mais procurado para esta prática, infelizmente.

Por fim, gostaria de colocar que o shopping deve ser um alegre, cultive a vida, e não a morte.

Marcos Dantas.
Posted by Picasa

4 comentários:

FCMont disse...

Não vejo sentido em cercar todas as áreas públicas elevadas passíveis de utilização por suicidas em potencial.

No caso da torre de TV ainda vá lá pois muitos não desejam a morte e sim obter atenção para sua causa, mas nos demais casos não faz o menor sentido pois iria descaracterizar os locais.

Se bloquearem aquele local com painéis de vidro ou o que for, o que impediria os próximos desesperados a buscarem a Ponte JK como forma de por fim à vida (como na Golden Gate em S. Francisco)?

Mesmo sem conhecer profundamente o caso, pergunto se o jovem em questão não teria dado outros sinais de seu desequilibrio e os mesmos não teriam sido ignorados ou subestimados pela família.

Desconheço a estatística apresentada mas acho absurda a possibilidade de responsabilizar o Shopping pelas atitudes inconsequentes das pessoas.

Anônimo disse...

O pai tem sua razão,algo de errado está acontecendo,é necessário observar com mais atenção este fato concreto,o local é propicio estatiscamentepara esse tipo de ocorrência,o shopping é responsavel sim inclusive por omissão,sendo possivel uma ação civil de indenisação e até criminal,haja vista que isso vem ocorrendo com uma frequência assustadora nas dependências deste shopping,sugiro até que ele seja motivo de investigação e pesquisa de psicologos e estudantes de pscicanálises

Anônimo disse...

Não vejo a culpa toda do Sr. Leonel Tafareo, Superintendente do Pátio Brasil Shopping,
pois a familia tem que esta por dentro de tudo o que se passa entre seus filhos, pois tenho certeza absoluta que o Pedro Lucas teve alguns sinais, e podem ter cido ignorado pela familia. Se o Pedro Lucas tivesse mais atenção a familia, nada disto teria acontecido, pois quem iria tirar a vida de si mesmo se sua familia te da o maior apoio, se sua familia esta sempre por dentro que acontece em seus afazeres, então um acompanhamento da familia com seus filhos evita muitas coisa, falo isto porque ja evitei muitos suicidios, que nem mesmo a familia do proprio sabem, e o que mais comentam e a falta de atenção da familia, pois se sentem sozinhos e sem direito de errar, pois 60% dizem que os pais cobram muitos e nem mesmo procura a opinião dos filhos, e se sentem sem personalidade, e com dificuldade de se relacionar com a sociedade.
Estou na luta de salva vidas para cristo, pois sou desconhecido até mesmo pelo Sr. Leonel Tafareo, Superintendente do Pátio Brasil Shopping,mas trabalho aqui e converso com muitos que arrodeiam o Patio para tirarem suas vidas, e convenso que não e o fim, que a um ser por nós que é Deus. Pois deixo aqui aos pais tenham mais afeto por seus filhos aceitem suas diferenças........

Unknown disse...

CREIO QUE O QUE MENOS IMPORTA AGORA É APONTAR CULPADOS OU NÃO,O QUE REALMENTE IMPORTA É A DOR DESSE PAI,DESSA FAMILIA E DE TODAS AS OUTRAS QUE INFELIZMENTE VIRAM SEUS ENTES SUCUMBIREM NUM DESESPERO TAMANHO QUE OS LEVOU AO SUICIDIO.E COMO CITOU O PAI DO JOVEM PEDRO LUCAS O IMPERDOÁVEL MESMO FOI A FRIEZA DA ADMINISTRAÇÃO DO PATIO BRASIL EM NÃO PRESTAR QUALQUER TIPO DE APOIO,MESMO DE PÊSAMES AS FAMILIAS DAS VITIMAS.O VIL METAL TOMOU LUGAR NO CORAÇÃO DAS PESSOAS E AS TORNOU AINDA MAIS DISTANTES DE DEUS.