dezembro 03, 2009

Morro da Liberdade: 117 anos

Morro da Liberdade
Acervo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade * Manaus-amazonas-Brasil

O MORRO COMPLETA 117 ANOS

Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, o Morro da Liberdade, tradicional bairro da zona sul de Manaus, estará completando 117 anos de existência e uma animada programação está sendo organizada para comemorar esta data. A festa começará às 19 horas em frente à quadra de ensaio da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade com as Bandas Xaxado e Meu Xodó, depois será a vez do samba com o Grupo Resistência do Samba e Bateria Show da Escola de Samba Verde e Branca do Morro, além de outras atrações.

PEQUENO RELATO HISTÓRICO DO MORRO DA LIBERDADE

Após vários anos de pesquisas, realizadas por filhos do bairro, no intuito de obter dados suficientes para uma aproximação mais verdadeira sobre a historia do Morro da Liberdade, muitos depoimentos foram colhidos de antigos moradores da comunidade, muitos deles ainda vivos nos dias de hoje. Chegou-se então à conclusão aproximada, com o cruzamento de várias informações, do dia em que o bairro pudesse comemorar o seu aniversario.

Conta estas informações, que no final de 1.892, muitos maranhenses aportaram na cidade de Manaus. Foram trazidos pelo desejo de uma vida melhor, que a extração do leite da seringueira prometia na época.

Era o período áureo da borracha que chegava e a cidade experimentava o seu momento de apogeu.

Muitas construções precisavam de mão de obra na cidade, eram prédios como o Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e outras edificações que estavam sendo construídos, além de ruas, pontes, etc.

O ex-governador Eduardo Gonçalves Ribeiro, que era maranhense, foi um dos responsáveis pela vinda de muitos nordestinos devido à fama que corria sobre o “novo eldorado” que surgia no norte do Brasil. E foi assim que chegou ao Morro da Liberdade, naquela época chamado Morro do Tucumã, a Sra. Joana Gama que estabeleceu sua morada fundando o Terreiro de Santa Bárbara (localizado, hoje, na esquina da Rua São Benedito com Avenida Adalberto Valle), com o principal acesso sendo feito a partir do Porto da Pancada, no Igarapé do 40, onde atracavam as catraias oriundas do bairro da Cachoeirinha, ou por um caminho mais longo a partir da antiga estrada do Paredão, hoje Avenida Presidente Kennedy. E provavelmente a mãe de santo Joana Gama construía, dessa forma, a primeira moradia do Morro da Liberdade. Portanto, ao considerar a inauguração do Terreiro de Umbanda no dia dos festejos em comemoração a Santa Bárbara, conclui-se ser lógica a instituição da referida data para a comemoração da fundação do Bairro no dia 04 de dezembro do ano de 1.892.

Hoje é mais fácil chegar ao Morro da Liberdade que conta com três Escolas Estaduais de Ensino, 02 Escolas Municipais de Ensino, um Posto de Atendimento Médico, uma Igreja Católica, 02 Clubes Sociais (Libermorro Futebol Clube e Olaria Esporte Clube), vários comércios de variedades como açougue, panificadoras, estivas, mercado, drogarias, encanamento hidráulico, bijuteria, armarinho, barbearias, etc., e uma Escola de Samba, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade.

OBS. Durante o período de pesquisa muitas informações foram colhidas, dentre elas, soube-se, por exemplo, que a maior ocupação do bairro do Morro da Liberdade ocorreu em função da grande enchente de 1.953, ocasionando com isto, a vinda de muitos ribeirinhos dos povoados próximos à cidade de Manaus.

A Festa é imperdível e toda Manaus está convidada.


Contato: Ivan de Oliveira (Dir. Comunicação da Reino Unido da Liberdade)
Tel. 9966.9758
Posted by Picasa

Nenhum comentário: