dezembro 22, 2009

Solidariedade ao Movimento Tamoio


o video trata sobre a ocupação do antigo museu do índio no maracanã por etnias indígenas que reinvidicam o espaço para suas atividades culturais

Solidariedade ao Movimento Tamoio

Por Santuário dos Pajés

Todo apoio dos Grandes Pajés, guerreiros de nossa ameríndia terra ancestral.

A Comunidade Indígena Tapuya da Terra Indígena Santuário Sagrado dos Pajés em Brasília e a Associação Cultural Povos Indígenas (ACPI) do Santuário dos Pajés repúdiamos o atentado sofrido pelos nossos irmãos indígenas no Museu do Indio no Maracanã no Rio de Janeiro na madrugada desse sábado dia 19 de dezembro e nos solidarizamos com a luta de resistência do Movimento Tamoio de Defesa desse Patrimônio Indígena na nossa eterna capital Tupinambá.

A reocupação Tribal do espaço do Museo do Índio no Maracanã e sua destinação indígena para fortalecer os laços de identidade indígena e étnica e a valorização de nossa Tradição e Cultura pelo próprio movimento indígena autonônomo e tribal é um grande exemplo do Altaneiro Espírito das Sementes Ancestrais de nossos maiores guerreiros e guerreiras, uma luz que desperta nossa profunda ligação com essa terra..

Todo a moléstia anti-indígena que asssola o Brasil procurou destruir sistematicamente nossos territórios, nossa tradição, cultura e a desindianização de nossa alma ancetral sustentado com o apoio patrimonialista do Estado brasileiro e com o racismo da subcultura colonial ocidental luso-brasileira em terras ameríndias deve ser denunciado e combatido com a força de nossa Tradição Viva e o aparo da Constituição Federal que lutamos para conquistar a duras penas.

É fato sabido que os maiores golpes e ataques aos povos e comunidades indígenas e suas terras ocorrem justo no período entre dezembro até fevereiro, período que se encontra em recesso as autoridades e os Poderes Públicos. Não é de estranhar essa sistematicidade de violações aos povos indígenas nesse período em que a "cultura do papai noel" está envenenada e embreagada com o glamour do consumo que esses ataques ocorram contra nosso patrimônio indígena. Fiquemos atentos e de alerta em todos os espaços indígenas, terras, territórios e locais de destinação indígena, pois a insana "tradição" luso brasileira vive de queimar indios, malocas, tribos e aldeias durante esses 510 de invasão. Não esqueçamos de nosso parente Galdino Pataxó que foi vitimado por incêncio criminoso na capital do Brasil!! E nosso cacique Kachaipina Korubo que está a 8 meses desaparecido do Santuário dos Pajés depois de sistemáticas ameaças de morte e perseguição por lutar peloa terra e a biodiversidade tribal!!

Todo apoio dos Grandes Pajés, guerreiros de nossa ameríndia terra ancestral. E Já Basta de especuladores corruptos que visam construir shopings e bairros burgueses e o império da destruição, da ignorância e da exploração!

Que a Justiça Iluminada do Grande Espírito Tupã, Maíre Moñan, Grande Sol da linha da Justiça, da Verdade e da Imortalidade do Espírito Índio proteja nossos irmãos do Museu do índio dando força e paz. O Santuário dos Pajés está de pé também nessa luta por Autonomia e Terra e Liberdade aos nossos povos históricos originários com nossos irmãos do Museu do Indio no Maracanã

!!O Museo do Índio do Maracanã Não Se Move!!
!!O Santuário dos Pajés Não Se Move!!
!!Demarcação Já: Santuário dos Pajés!!
!!AyaAya!!
!!Cauiré Imana!!

Fonte: Midia Independente

Nenhum comentário: