dezembro 30, 2009

Querido companheiro presidente, ...


Presidente Lula incentiva população a reivindicar cada vez mais durante celebração do Natal com catadores de material reciclável em São Paulo

Nota do blog:
... faço votos de que no próximo natal você possa passar com os integrantes dos movimentos sociais que lutam por uma sociedade sem manicômios, sobretudo o segmento usuários e familiares. Somos muitos, e na sua maioria pobres, como você foi um dia. Mais de dois mil de nós precisou fazer um esforço extraordinário para participar da Marcha a Brasília, em setembro deste ano, para chamar atenção do governo federal e da opinião pública sobre os ataques que estamos sofrendo desde 2006 por parte dos segmentos mais conservadores da sociedade, que não reconhecem os avanços da nossa luta contra os manicômios de ontem e de hoje. Falta de aviso não foi. Surpreendentemente uma parte da assessoria da área de saúde mental vinha demonstrando enorme insensibilidade ao deixar fora da pauta a audição do movimento social. Não fosse a sensibilidade do presidente da república - que ouviu a voz do povo antimanicomial, liderada pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, com apoio de alguns segmentos do Movimento de Luta Antimanicomial - não teríamos sequer a nossa IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Queremos mais! Como movimento social exercemos nosso protagonismo histórico, o que só tem sido valorizado nos momentos de tensão. Queremos mais! Queremos que nossa voz seja ouvida na construção das políticas públicas de saúde mental. Queremos mais! Queremos uma reforma psiquiátrica antimanicomial. Queremos mais! Como o próximo Natal ainda está longe, você nos encheria o coração de alegria se participasse da abertura da nossa conferência. Tá feito o convite. Sua presença seria o sinal insofismável de que você está conosco e não abre, ou seja, que em nenhuma hipótese haverá retrocesso na política nacional de saúde mental. Recomendações à dona Marisa e saudações democráticas do seu companheiro de sempre Rogelio Casado (integrante da Associação Chico Inácio - núcleo da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial no Amazonas).

***

Natal dos Catadores: Presidente afirma: "Os catadores serão incorporados ao sistema produtivo do país"

O presidente da República, Lula, pelo sétimo ano consecutivo, encontrou-se com catadores de materiais recicláveis e movimentos de pessoas em situação de rua para a celebração de Natal, além de ouvir reivindicações do setor.

Anunciou que o governo irá criar um conjunto de ações e políticas públicas que busquem com que as cooperativas de catadores sejam incorporadas ao "sistema produtivo nacional". Trazendo benefícios para as empresas que comprarem das cooperativas de reciclagem, fortalecendo na prática o contrato social dessas cooperativas. Enfraquecendo de forma considerável o papel do "atravessador". Valorizando o trabalho desenvolvido por milhares de catadores que na prática fazem a promoção da reciclagem e do meio ambiente.

Essas ações que buscam fortalecer as cadeias produtivas solidárias, no ramo da reciclagem é um passo fundamental na inclusão através da promoção do trabalho digno desses trabalhadores e trabalhadoras que durante décadas foram mal vistos e viviam na "invisibilidade social".

Compromissos do Presidente com as cooperativas de reciclagem e com os moradores em situação de Rua:

1. Decidiu-se reconhecer formalmente a atividade de catador de material recliclável, incluindo-a no “sistema produtivo do país”.

2. O governo concederá incentivo fiscal (crédito de IPI) às indústrias que comprarem material reciclável das cooperativas de catadores de rua em todo Brasil.

3. Anunciou-se a criação de uma “política nacional para os moradores de rua". Será coordenada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculada a Lula.

4. Lula informou que o governo converterá imóveis desocupados da União em moradias populares. Falou em 25 prédios. Coisa de R$ 20 milhões.

Fonte: Economia das Trabalhadoras (es)

Nenhum comentário: