Nota do blog: Toda que vez que um dirigente do Iphan local se contrapõe a interesses não republicanos só dá pro dele, como diria tia Pátria. No caso da tentativa de construção de um terminal portuário na região das Lajes (defronte do Encotro das Águas, onde nasce o rio Amazonas em território brasileiro) foi preciso um senador da república - João Pedro, do PT-AM, se manifestar em Brasília para que o Iphan começasse a se movimentar, via Ministro da Cultura. Afinal de contas o rio é mais do que federal, é internacional. Mas o que dizer do monotrilho, questão eminentemente regional. Diante da fragmentação do movimento social, de umas reclamações aqui, outra ali, é bom começar a tirar o cavalinho da chuva: se não houver o "bom barulho", nada impedirá um outro desastre anunciado. Vem por aí uma tropa de choque provinciana a bom defender o traçado proposto pela empresa construtora. É, é do traçado que eu tô falando, que ninguém é besta de ser contra o monotrilho, uma solução inteligente para enfrentar a indústria do pneu. Nosso problema é o espírito provinciano de alguns setores da sociedade, espelhada na frase acima. Se os movimentos sociais não se irmanarem, teremos um monotrilho passando onde não devia. Melhor do que um mau traçado, é deixar de fazê-lo. A cidade não pode pagar por mais um erro de planejamento urbano. Tô com A Crítica e não abro. E você, vai deixar o cavalinho na chuva ou vai entregar o jogo? Minha sugestão é que chamem o arquiteto João Bosco Chamma para ser o parecerista do Iphan.
Monotrilho precisa do parecer do Iphan, diz MP
Elaíze Farias
Da equipe de A CRÍTICA
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou processo solicitando o parecer técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a viabilidade da construção do monotrilho no Centro de Manaus. A informação foi dada ontem pelo superintendente do Iphan, Juliano Valente. O pedido de informações do MPF foi feito com base em questionamentos apresentados pelo Iphan sobre as propostas de traçados e estações do monotrilho no Centro em matéria publicada no jornal A CRÍTICA no dia 29 de novembro.
Fonte: A Crítica
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário