outubro 21, 2007

Manifesto ético-estético

Foto: Nivya Valente - Rogelio "Bispo do Rosário" Casado - Outubro/2007, Manaus-Amazonas

Caros amigos, companheiros da luta antimanicomial

Baixou uma entidade lá em casa.

Quem vos escreve é Rogelio "Bispo do Rosário" Casado.

Para quem não me conhece invoco o testemunho de Ana Pitta, Pedro Gabriel Delgado, Sandra Fagundes, Flávio Resmini, Fernanda Penkala, Geraldo Peixoto, Dulce Edie Pedro dos Santos, Marcus Vinicius de Oliveira, Ana Marta Lobosque, Miriam Abou-Yd, com quem mantenho interlocução, menos do que gostaria, o suficiente porém para manter vivo os ideais que nos aproximam. Estou certo que todos torcem para que o Amazonas resgate a história com que teceu, e vem tecendo, a Reforma Psiquiátrica no norte do Brasil.

Pois bem! Agora o Amazonas tem uma Lei de Saúde Mental. Trata-se da Lei 3.177, de 11 de outubro de 2007. Ela foi sancionada pelo governador Eduardo Braga, numa grande festa, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas, no Dia Mundial de Saúde Mental.

Reina a alegria nos corações e mentes de todos aqueles que trabalharam para recolocar o Amazonas no mapa da luta antimanicomial. Neste mes de outubro, brilha mais uma estrela no céu da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Ainda estamos celebrando, conscientes de que há muito por fazer para que a Lei seja aplicada em sua plenitude.

Por isso, inspirado no gênio de Arthur Bispo do Rosário, cuja obra está entre nós em Manaus, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a cumplicidade da Companhia de Teatro Vitória-Régia, de quem tomei emprestado um manto assemelhado ao do Bispo, venho fazer um pedido. Peço a manifestação solidária dos companheiros de todas as latitudes brasileiras para endereçar aos e-mails abaixo os votos de congratulações pelo gesto do jovem governador amazonense:

casacivil@casacivil.am.gov.br - Dr. Raul Armônia Zaidan

deputado.belarmino@aleam.gov.br - Dep. Belarmino Lins de Albuquerque, Presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas

A luta antimanicomial agradece.

Eternamente grato,

Rogelio Casado

4 comentários:

Anônimo disse...

Salve Salve Dr. Rogelio Casado!

Primeiramente manifesto meu nome como testemunho vivo de sua sagrada vida!

Graças aos santos baixou essa entidade em sua casa: Santo Bispo do Rosário! Que esse Santo Bispo ilumine a casa de muitos! Tranformando lucidez em sábia loucura!

Mandei e-mail de congratulações sobre a Lei! Agora entraremos no desafio insano do Direito: "o Ser e o Dever-Ser" a teoria e a prática! Mas um santo sopra por aqui que essa Lei nasceu viva, e vai pegar, na verdade: já pegou!!!

Parabéns Dr. Rogelio, e Parabéns à Nivya (foto fantástica! ficou de arrepiar)

Anônimo disse...

Parabéns, Dr. Rogério Casado. Essa vitória também é sua, como sabemos. Poderia o Senhor publicar a lei no seu Blog. Peço também em favor particular, pois poderia incluí-la na minha defesa, já que estou sendo processado pelo manicômio que denunciei no começo do ano, o Hospital Bom Retiro, aqui de Curitiba. Quem sabe agora, saído do manicômio, vá para a cadeia. Pelo menos na cadeia não tem grupo de oito e nem contenção. Até sol se tem direito a tomar. Por mais apertadas que estejam as celas, são mais folgadas que as camisas de força. Paciência.

PICICA disse...

Sálvio, perdi vários e-mails, entre eles o seu. Envie-o novamente para o meu endereço: rogeliocasado@uol.com.br Precisamos estabelecer urgente um circuito de solidariedade nacional para você. É inadmissível que você fique só nessa luta.

corpos ensaios disse...

é a primeira vez que me encontro com esse blog, e devo ressaltar que me soou bastante harmônico! fico feliz com pessoas que se interessam por uma situaçãoçao imprescindível no que tange as políticas públicas, questão esta pela qual desprendo um enorme carinho, uma paixão.
Desde a faculdade me interessei pela militância, e em algumas viagens que fiz, pude perceber o quanto ainda precisamos progredir, mas que ainda assim, com os entraves que nos aparecem, somos ainda vistos como referência para muitos países.
Precisamos valorizar nossas políticas públicas. Amá-las ao ponto de criar agenciamentos que possam florescer e ampliar toda essa rede viva que nos cerca e nos atravessa.

belos textos!

Priscila Vescovi