outubro 04, 2007

Exposição da obra de Arthur Bispo do Rosário começa neste DOMINGO, dia 7

Foto: Rogelio Casado - Nivaldo de Lima e o princípe da tribo dos sapequinhas Juan Casado, 2007

Nivaldo de Lima, "o fotógrafo dos esquecidos", participará da exposição da obra do Bispo, com um trabalho fotográfico intitulado "Território". Imperdível!

Terça, 02 de Outubro de 2007, 15h34

Exposição da obra de Arthur Bispo do Rosário começa neste DOMINGO, dia 7

Dando continuidade à IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas, que este ano tem como tema “Terra”, e com intuito de mostrar a concepção das obras de um paciente psiquiátrico acerca da Terra, terá início neste DOMINGO, dia 7, às 19h, a exposição da obra de Arthur Bispo do Rosário. Intitulada Segunda Pele, a exposição prossegue até 9 de dezembro, de terça a sábado, no horário de 9h às 17h, e aos domingos, de 16h às 18h30, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, s/n.

A idéia da exposição nasceu de uma proposta da Associação Chico Inácio, ONG que atua na defesa dos direitos civis e políticos dos portadores de transtorno mental em Manaus, filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, que articulou outras instituições para materializá-la.

Além da UEA, a exposição conta com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Sect), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC). A vinda da exposição teve participação, ainda, da psicóloga Nivya Valente, secretária da Associação Chico Inácio.

A exposição da obra do Bispo não é um acontecimento isolado. Dada a interatividade do Museu Arthur Bispo do Rosário, foram convidados a participar do evento um grupo de Teatro e um artista local. O grupo é a Companhia de Teatro Vitória Régia, dirigida por Nonato Tavares, que apresentará a peça "O que é e o que não devia ser" no Teatro Gebes Medeiros, nos dias 6, 7 e 14 de outubro, às 19 horas.

O artista local é Nivaldo de Lima, denominado pela imprensa local de "O fotógrafo dos esquecidos". Nivaldo fotografa a população que mora na rua. Seis painéis fotográficos de sua autoria farão parte da exposição “Território”. Nivaldo de Lima é portador de transtorno mental, membro da Associação Chico Inácio; foi internado 15 vezes em hospitais psiquiátricos em Recife, onde lhe aplicaram mais de 15 eletrochoques.

Rogelio Casado enfatizou que a exposição do conjunto dessas obras vem colaborar no processo de redução do preconceito contra o portador de transtorno mental. “Ganha com isso a cidade que menos possui serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, conhecido no país como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e que fazem a diferença entre tratar com liberdade ou suprimir a cidadania. Ganha com isso o movimento social "Por uma sociedade sem manicômios" que quer por fim ao modelo de tratamento baseado em hospital psiquiátrico, um modelo com validade vencida. Aprofunda-se, com isso, o sonho dos trabalhadores de saúde mental que vem tecendo os entrelaces entre a cidade e a loucura desde o inicio dos anos 1980, marco histórico da construção da Reforma Psiquiátrica brasileira em solo amazonense”, acrescentou Rogelio Casado.

Durante o período da exposição, está prevista, para o dia 5, na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) a votação da Lei de Saúde Mental. E a sanção do governador Eduardo Braga, está prevista para o próximo dia 10.Para o Pró-Reitor, a lei amazonense será mais avançada que a lei Federal 10.216, de 6 abril de 2001. A Lei dispõe sobre a reabilitação psicossocial de cidadãos em sofrimento psíquico através da substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos no Estado do Amazonas por rede de serviços de saúde mental, regulamenta a internação psiquiátrica involuntária e dá outras providências.

A história da proposta de Lei remonta aos primeiros anos, deste o século XXI, tendo na Associação Chico Inácio sua principal protagonista. “A Lei de Saúde Mental do Amazonas é um marco na trajetória da Associação Chico Inácio, na história da Reforma Psiquiátrica no Amazonas, e representa um novo período na história da Saúde Mental para os amazonenses”, destacou o Pró-Reitor.

Fonte: Portal da UEA

*****

NOTA: Hoje, dia 4 de outubro, a Lei de Saúde Mental do estado do Amazonas será votada na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: