outubro 03, 2007

Sexto aniversário do CAPS i Eliza Santa Rosa

CAPS i é o acrônimo de Centro de Atenção Psicossocial para infância. Centro de Atenção Psicossocial é o dispositivo que substituiu o modelo de atenção em saúde mental baseado no hospital psiquiátrico e seus ambulatórios medicalizadores.

O município do Rio de Janeiro comemora, no dia 9 de outubro, o sexto aniversário do CAPS i Eliza Santa Rosa. Ali são atendidas crianças psicóticas e autistas.

Enquanto isso, no município de Manaus, com quase 2 milhões de habitantes, existe apenas um CAPS para adultos com problemas mentais severos e persistentes (serviço implantando pelo poder público estadual). Não há um CAPS para infância, tampouco CAPS para atender os problemas decorrentes do uso de alcóol e outras drogas. Centros de Convivência, nem pensar!

Mentaleiros do Brasil, uni-vos! Sem solidariedade institucional e apoio da militância, a paisagem manauara no campo da saúde mental tão cedo não será alterada. Pior! A saída que está sendo planejada passa pela privatização do setor. Quem diria que o tucanato faria escola em Manaus?! Xô! Sai pra lá, ave agourenta!

Nenhum comentário: