outubro 08, 2007

I Teia Com Diálogo Público: Cultura Ponto a Ponto - Um Direito de Todos

Arte de Rita Loureiro - Boi Tema

I TEIA COM DIÁLOGO PÚBLICO: CULTURA PONTO A PONTO - UM DIREITO DE TODOS

DATA: 11/10/1007 - Quinta-Feira
Horário: 09:00h às 12:00h e 14:00 às 17:00h
Local: Auditório da Fundação Vila Olímpica - Manaus - Amazonas - Brasil

Estamos construindo a teia no Amazonas, tecendo inicialmente em Manaus, com a programação prevista para 11 de outubro, horário integral. Ou seja, o CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, responsável pelo projeto PONTO DE CULTURA PÉ NA TABA / AM, conveniado com o Ministério da Cultura - MINC/Governo Federal, tomou a iniciativa de articular um Diálogo Público para refletir sobre a cultura ponto a ponto - um direito de todos.

Queremos provocar o debate para colocar na agenda das políticas públicas do Estado a importância do Programa Cultura Viva, por meio da sensibilização do poder público e da sociedade civil e assim desmistificar a tese de que no Amazonas não se faz cultura.

Numa pesquisa recente, divulgada pelo IBGE em 17/09/07, (Sexta Pesquisa de Informações Básicas Municipais), aponta que para mais de 40% das cidades brasileiras a cultura não está na agenda das políticas públicas e em 42,1% não tem nenhuma política cultural formulada.

Dos 62 municípios do Amazonas, apenas 34 tem políticas municipais de cultura e apenas quatro possui Conselhos Municipais de Cultura.

Mas o potencial e a amplitude da riqueza cultural é uma realidade no contexto amazônico, que se expressa no rosto... no olhar... no agir... no falar... no cotidiano, na história e nas diversas manifestações, de grupos, homens e mulheres, independente da idade, construindo e (re) construindo a história.

O (re) conhecimento desse saber popular em suas várias dimensões é o grande desafio.

Desde já, contamos com a sua presença para contribuir com esse processo de diálogo, participando do citado evento no dia 11 de outubro, horário de 09:00h às 12:00h e 14:00h às 17:00h, conforme programação.

Nenhum comentário: