abril 21, 2009

O Rio de Janeiro continua lindo... e a polícia violenta

Manifestação contra a Violência Policial Abril de 2004
Foto publicada em
CMI Brasil
Nota do blog: Leia as notícias abaixo. Entre elas há um espaço de quatro anos. A violência institucional no Rio de Janeiro contra pobres e favelados se agrava a cada dia. Até quando?

RIO DE JANEIRO, 20/04/2009

Mais uma vítima da violência policial será homenageada hoje, dia 20, em missa de 7º dia

Felipe dos Santos Correia de Lima, 17 anos, foi morto no dia 14 de abril, terça-feira passada, na Maré. Moradores do local também organizam uma manifestação em defesa da vida, nesta terça-feira, dia 21. A concentração será às 10 horas, na rua 17 de fevereiro (rua do Bob’s).

Hoje, dia 20 de abril, às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na entrada da Maré, será realizada a missa de 7º dia de falecimento de Felipe dos Santos Correia. O jovem foi morto com um tiro na cabeça por policiais, na localidade da Baixa do Sapateiro, na Maré, na terça-feira passada.

A polícia alegou troca de tiros, mas os moradores do local que presenciaram o fato afirmam que houve uma execução. Segundo o relato deles, Felipe estava na porta de casa quando policiais desceram de um veículo tipo blazer, de cor branca, e atiraram. Felipe estava de costas conversando com amigos e quando caiu no chão a polícia impediu que as pessoas próximas o socorressem.

Familiares e amigos de Felipe e também outros moradores da Maré irão à missa hoje com camisetas estampadas com o rosto do jovem. A população está indignada com mais essa demonstração da violência a qual está submetida a população pobre do Rio.

Na semana passada, após o enterro, os moradores fizeram uma manifestação e foram violentamente dispersos pela polícia, a princípio com bombas de efeito moral, gás de pimenta e, posteriormente, com tiros.

Apesar da iminência de mais violência, os moradores insistem em não ficar calados diante da situação e organizam outra manifestação para terça-feira, dia 21. A concentração será às 10 horas, na rua 17 de fevereiro (rua do Bob’s).

A população da Maré solicita que os veículos de imprensa estejam presentes tanto hoje, na missa, quanto na manifestação de amanhã. Eles acreditam que a presença da imprensa possa inibir situações de excesso por parte da polícia.

Missa de 7º dia:

Hoje, dia 20, às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Rua Luiz Ferreira, 217 (uma rua depois da escola Bahia, no início da Avenida Brasil).

Manifestação:

Amanhã, dia 21, concentração às 10 horas, na rua 17 de fevereiro (rua do Bob’s), na Maré.

Mais informações:

Gizele Martins (21-9708-4304)
Renata Souza (21-9963-2081)

Fonte: www.consciencia.net/agencia

*****

Documentário "Entre Muros e Favelas"Por Rede de Comunidades e Movimentos 21/02/2005 às 02:44

O documentário, sua exibição e debate, é um dos instrumentos da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, para denúncia da guerra que o Estado trava contra o povo pobre das favelas, e para estimular a auto-organização das comunidades e a solidariedade de outros setores sociais na luta contra a violência institucional.

Manifestação contra a Violência Policial Abril de 2004 (foto acima)

Entre Muros e Favelas

Violência Policial no Rio de Janeiro

“Eu vi corpos cobertos com panos, pingando sangue, serem levados da favela, e eu desmaiei na rua. Isso foi depois do que aconteceu com o meu filho”

Marcia morava com o seu filho em uma favela no Rio de Janeiro até 2003, quando ele foi assassinado pela polícia. O seu filho pertence ao grupo de 1193 pessoas que morreram através da violência policial no Rio de Janeiro somente em 2003. As vitimas são em sua maioria jovens, negros e mestiços que moram nos bairros pobres. Apesar da policia brasileira ser considerada desde há muito tempo como uma das mais violentas no mundo, a taxa de mortes ocasionadas por sua ação cresceu assustadoramente nos últimos anos.

Nesse Documentário, realizado através de uma co-produção alemã-brasileira entro o Videokolektive AKKraak (Berlin), a aTreVer e a TV Comunitária Tagarela (Rio de Janeiro), são acima de tudo moradores das favelas, que têm a pa1avra. Eles falam sobre suas vidas, a falta de perspectivas e marginalização, sobre os traficantes de drogas e acima de tudo sobre a violência policial.

Documentação: Brasil-Alemanha, 60 min. (OmU), 2005
Direção: Susanne Dzeik, Kirsten Wagenschein, Marcio Jerônimo
Contatos: Brasil – deixemeidentificar2003@yahoo.com.br, frentedelutapopular@bol.com.br
Europe : http://www.akkraak.squat.net/

Fonte: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/308359.shtml
Posted by Picasa

Nenhum comentário: