abril 13, 2009

I Plenária do Fórum de Economia Solidária de Manaus

O que é Economia Solidária

A Economia Solidária (ES) é um processo de organização para fortalecimento do trabalho associativo e sua emancipação social voltados para o desenvolvimento local e sustentável, no qual as trabalhadoras e os trabalhadores são protagonistas, através da constituição de empreendimentos econômicos solidários e da articulação de redes de cooperação.

A ES integra um conjunto de iniciativas econômicas que envolve a produção de bens, distribuição, consumo, prestação de serviços, finanças - poupança e crédito-, trocas, comércio e consumo, organizadas através de autogestão: a gestão e propriedade coletivas dos meios de produção de bens ou prestação de serviços com a participação democrática nas decisões dos membros da organização ou do empreendimento.

A Economia Solidária é, portanto, uma estratégia de enfrentamento da exclusão e da precarização do trabalho, e tem como princípios a cooperação, a solidariedade, a participação e a valorização do ser humano e do meio ambiente.

Fonte: Fórum Social Mundial 2009
“Outra economia acontece”.

***

I PLENÁRIA DO FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE MANAUS

O Fórum de Economia Solidária é um espaço aberto e representativo onde os agentes sociais se unem para debates, discussões e proposições, objetivando a implementação de programas e políticas públicas para o fortalecimento dos empreendimentos de Economia Solidária na cidade de Manaus - Amazonas.

OBJETIVOS DA I PFESM

I. Proporcionar o debate sobre o conceito de economia solidária e o fortalecimento da democracia;
II. Promover o debate sobre economia solidária e as relações sociais e de trabalho, no movimento popular e nas políticas governamentais;
III. Discutir as formas de organização dos empreendimentos solidários diante das exigências da realidade e das lutas políticas, econômicas e sociais em geral;
IV. Explanar sobre plano de lutas do FESM para o biênio 2009-2010;
V. Debater e deliberar sobre as alterações deste regimento para o aprimoramento da relação entre os empreendedores da economia solidária e o fórum municipal, assim como o fortalecimento do fórum estadual e nacional de economia solidária.
VI. Eleição da nova coordenação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Manaus.

PROGRAMAÇÃO

17 de abril de 2009

14:00 às 17:00h - Credenciamento
14:00 às 15:00h - Campanha “Outra Economia Acontece”, através de vídeos e folders voltados para os empreendimentos solidários e populares.

15:00 às 16:00h - Mesa de abertura:

Prefeito Municipal
Representante do Fórum Municipal de ES
Representante do Fórum Estadual de ES
Representante do Fórum Brasileiro de ES
Rep. do Conselho Nacional de ES
Representante da SENAES
Representante da SETRAB
Representante da SRT
Representante da Petrobrás

16:00 às 18:00h - Apreciação e votação do Regimento Interno da I Plenária do Fórum de Economia Solidária de Manaus I PFESM

18:00h - Encerramento
Posted by Picasa

Nenhum comentário: