abril 13, 2016

Devir-escritor. Por Rafael Trindade (RAZÃO INADEQUADA)

PICICA: "Há um momento em que o escritor entra em devir-escritor. Já falamos tanto de devires, por que falar de mais um? Qual seria a importância de se falar de um devir escritor? O mundo é tão prático, as notícias de internet estão sempre nos informado rapidamente do que precisamos saber. O devir-escritor é um dos modos de resistência criativa (dentre os vários outros devires), mas com uma diferença: trata-se de uma viagem imóvel."


Devir-escritor

Há um momento em que o escritor entra em devir-escritor. Já falamos tanto de devires, por que falar de mais um? Qual seria a importância de se falar de um devir escritor? O mundo é tão prático, as notícias de internet estão sempre nos informado rapidamente do que precisamos saber. O devir-escritor é um dos modos de resistência criativa (dentre os vários outros devires), mas com uma diferença: trata-se de uma viagem imóvel.

Não existe devir-sedentário, claro, então precisamos considerar a importante possibilidade de compreender o leitor como um viajante. Há na leitura e na escrita um processo tão intenso que podemos falar de um devir-leitor e devir-escritor. Jorge Amado falava de quando seus dedos digitavam mais rápido que sua mente, os personagens como que se moviam pelo papel antes dele conseguir planejar o que fariam; Henry Miller era um ótimo datilógrafo, digitava muito bem, e podia escrever muitas páginas de seu romance em um só dia; Kerouac também nos conta deste frenesi da escrita, quase um estado zen, meditativo, suspenso. Seu corpo era mais rápido que sua mente, seus dedos, mais rápidos que os olhos. Uma Razão Inadequada, razão corporal.

Félix Guattari
Félix Guattari

Um Corpo sem Órgãos nasce da escrita e da leitura, um  processo intenso que pode ser obtido no sofá da sala. Lembremos de Deleuze, é preciso sempre se perguntar: “isso funciona?”. Se não, pare de escrever ou para de ler! Em seus livros, o desejo pode alçar voo e encontrar outros territórios. Uma frase, uma lembrança, um lugar, é difícil saber onde o desejo encontrará um campo livre para povoar de multiplicidades.

A escrita é uma ferramenta de criação de intensidades. Não se escreve para fugir da vida, por falta de vida, como fuga. A escrita é uma arma, uma vitamina que potencializa, ensina e torna mais capaz de viver. O escritor monta uma máquina de guerra que opera na realidade, livros são armas!, pensamentos são um modo de resistir e atuar na realidade concreta. O escritor nômade entra em contato com os fluxos, seu corpo se torna um canal, ele abre os poros buscando por algo que se passe em sua superfície. Uma escrita experimental, que não procura interpretar; nômade é aquele que abandona a si mesmo no processo, volta, e já é outro!

Buscamos uma geografia das relações, e o devir-escritor é nosso batedor, explorador de sensações, vanguardista do acontecimento: o escritor cria linhas de fugas, ele entra em contato com a diferença pura pois abandona todos os modelos. O livro não é um manual, é um atestado, a prova de uma vivência. A bíblia não é a palavra de deus, é a doença dos homens. Joguemos no lixo todos os manuais. Só queremos, de agora em diante, encontrar livros mapas, livros afetos, livros acontecimentos. O devir-escritor é este processo, sem imitações, sem analogias. Os livros de Miller são um bom exemplo, uma cartografia das vivências pelas quais passou: mapas de linhas e devires. A escrita é um dispositivo para organizar ideias, ou seja, organizar o corpo, desembaralhar pensamentos, desembrulhar conceitos, viver.

2016-02-08-092746_1024x768_scrot
Carlos Drummond de Andrade

É preciso aproximar-se cuidadosamente da escrita. Pensá-la sempre como um processo inacabado, sempre em vias de…, só assim o fluxo da escrita permite entrar em devir. Da mão do escritor para o papel, novas conexões se fazem; das palavras no papel para os olhos do leitor, devires inesperados acontecem; da leitura para a vida, ainda mais novas possibilidades. Sempre aberto, sempre abrindo, escancarado, explícito: a escrita se abre novas veredas. Lembrando maio de 68, a escrita precisa voltar a ser perigosa!
Todo leitor, enquanto está lendo, é o leitor do seu próprio eu. O trabalho do escritor é simplesmente uma espécie de instrumento ótico oferecido ao leitor para lhe permitir distinguir o que, sem o livro, ele talvez nunca fosse vivenciar em si mesmo. E o reconhecimento em si próprio, por parte do leitor, daquilo que o livro diz é a prova da sua veracidade” – Proust.
large 

Para uma boa leitura, é necessário cantar junto, solfejar, não pensando em uma peça ideal, mas compondo junto. Quando Deleuze interpretava seus filósofos favoritos, muitas vezes colocava palavras em sua boca, os enrabava. Não é para ler a partitura ao pé da letra, isso torna a música sem graça, sem se misturar no processo, sem se doar, é impossível entrar em devir. A escritura se torna uma possibilidade de vida, ela arrasta para lugares inéditos, sensações nunca antes experimentadas. E se pensarmos o livro como um trampolim para a vida? Uma entrada, múltiplas saídas. Percebemos que fracassamos quando caímos na imitação, todo devir é um portal que precisamos atravessar.

Aquele que escreve, (tanto quanto aquele que lê) dá passagem às vibrações corpóreas. O pensamento se movendo por entre os dedos do escritor. Escrever não é apenas descrever o mundo, representá-lo, cuidado com os espelhos, eles distorcem e enganam, quem carrega um livro como uma fonte de representação, faz mau uso de suas potencialidades, torna a escrita algo medíocre. Livro = arma = ferramenta. Deixemos de lado os escritores planônicos, porque uma Razão Inadequada busca por simulacros, não trocaremos a realidade por espelhos bem polidos! Quando um livro transforma-se em bíblia, em regulamento, em dicionário, em espelho da realidade, em palavra intocada, a ferramenta perde sua multiplicidade e torna-se um ídolo, ídolos que devem ser adorados, mas para nós, o tempo dos Ídolos acabou, Deus está morto.

Destruir os Ídolos, o que é um escritor que não faz mal a ninguém? O que é um escritor que busca o reconhecimento? A celebridade? Escritores ressentidos e desesperados, rancorosos “não veem como sou bom, um dia eles verão“. Um pensamento precisa afetar, para o bem ou para o mal. Um escritor precisa escrever com seu sangue. Não apenas quando vai bem… escrever é uma forma de melhorar também! Não seria no devir-escritor a grande expressão da liberdade? A possibilidade de filtrar todo ressentimento? A força de expressão que dá provas de sua potência e singularidade? No devir-escritor, o corpo encontra sua força própria para realizar seus encontros, autopoiésis, ele mostra sua capacidade de efetuar-se e transforma-se neste ato. O escritor se cansou de olhar o rio, agora ele quer ser o rio. E no devir-escritor, ele conquista esta proeza.

Texto da série: Ética dos Devires

The Impact of a Book - Jorge Mendez Blake
The Impact of a Book – Jorge Mendez Blake


Fonte: RAZÃO INADEQUADA

Nenhum comentário: