abril 07, 2016

[Vídeo] – Galileu Galilei sobre os “técnicos do saber prático”, em seu exílio. (FILOSOFIA EM VÍDEO)

PICICA: "Quando Bertolt Brecht trás para frente do palco a concepção de uma ciência correspondente à sociedade e todo um processo sofrido entre “técnicos do saber prático”, como chama Sartre, na realidade ele está propondo uma crítica reflexiva às pessoas que não pensam dessa forma. Pois o fato de se pensar e de se produzir conhecimento sem correlacionar com a sociedade pode ou não servir de ajuda para acentuar as dificuldades do homem na terra e não o contrário." 

galileu

[Vídeo] – Galileu Galilei sobre os “técnicos do saber prático”, em seu exílio.


Quando Bertolt Brecht trás para frente do palco a concepção de uma ciência correspondente à sociedade e todo um processo sofrido entre “técnicos do saber prático”, como chama Sartre, na realidade ele está propondo uma crítica reflexiva às pessoas que não pensam dessa forma. Pois o fato de se pensar e de se produzir conhecimento sem correlacionar com a sociedade pode ou não servir de ajuda para acentuar as dificuldades do homem na terra e não o contrário.

No penúltimo ato da peça, Galileu, num debate com Sarti, que fora um de seus alunos e filho da governanta, relaciona o homem e a ciência, a partir de texto do cientista e filósofo Galileu Galilei, em época em que estava no exílio.



Fonte: FILOSOFIA EM VÍDEO

Nenhum comentário: