abril 26, 2016

Shakespeare na Batuta. POR Equipe IMS (BLOG DO IMS)

PICICA: "A morte de William Shakespeare completa 400 anos neste próximo sábado, dia 23 de abril, e a Rádio Batuta celebra a data com a série O mundo musical de Shakespeare, dividida em três capítulos. O primeiro já está no ar no site da Batuta. O episódios seguintes vão ao ar amanhã (22) e sábado (23)." 

Shakespeare na Batuta

POR Equipe IMS  

Música | 21.04.2016





A morte de William Shakespeare completa 400 anos neste próximo sábado, dia 23 de abril, e a Rádio Batuta celebra a data com a série O mundo musical de Shakespeare, dividida em três capítulos. O primeiro já está no ar no site da Batuta. O episódios seguintes vão ao ar amanhã (22) e sábado (23).
Roberto Muggiati, jornalista com passagens por alguns dos principais veículos de comunicação do país e autor de diversos livros sobre música, selecionou mais de 60 momentos marcantes. As peças do gênio inglês inspiraram incontáveis composições do repertório clássico, canções populares, óperas, produções musicais de teatro e cinema, trilhas de filmes e balés.

O episódio inicial, Shakespeare, um clássico, traz criações que Schubert, Mendelssohn (autor da mais do que conhecida “Marcha nupcial”, feita para “Sonho de uma noite de verão”), Tchaikovsky e outros conceberam a partir da obra do bardo. Trechos de óperas de Rossini, Verdi e Gounod também estão no repertório.

O capítulo seguinte, Na Broadway e em Hollywood, mostra como Shakespeare foi bem apropriado pelo teatro e pelo cinema – quando suas ideias caíram nas mãos de grandes compositores. Um dos casos mais conhecidos é o musical “Kiss me, Kate” (1948), livre adaptação de “A megera domada” para o qual Cole Porter fez “So in Love”, “Too darn hot” e “From this moment on”. Outro é “West Side story” (ou “Amor, sublime amor”, como o filme se chamou no Brasil), transposição de “Romeu e Julieta” para Nova York, com canções de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim. “O rei leão”, inspirado em “Hamlet”, e a canção “Speak low”, nascida de “Muito barulho por nada”, são outros destaques.

Blues, jazz & rock, o episódio final, reúne exemplos marcantes da presença de Shakespeare em composições dos três gêneros. Muggiati apresenta um raríssimo registro radiofônico da apresentação em Chicago, em 1957, da suíte “Such sweet thunder”, por Duke Ellington e sua orquestra. Em parceria com Billy Strayhorn, Ellington compôs a obra inspirada em personagens e temas de Shakespeare. Interpretações de Lou Reed, Elvis Costello, Ute Lemper, Bryan Ferry e outros pintam retratos peculiares de Macbeth, Ofélia, Prospero, além de versões musicadas de sonetos do bardo.


Equipe IMS
Fonte: BLOG DO IMS

Nenhum comentário: