abril 16, 2016

OUTRAS PALAVRAS: ​Boulos: eis o Pacote do Golpe; Crise do lulismo, risco de golpe e luta de classes; “Estado democrático de Direito” ou democracia?; Marco Aurélio versus Gilmar Mendes; Legião de traidores prenunciou nossas versões infames; A nova ocupação gigante do MTST em São Paulo; América Latina: onde os ricos quase não pagam impostos; A volta de Lampião, o jornal gay que aloprou a ditadura; Mais quatro dias para apoiar Outras Palavras


Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 644 - 15/4/2016



Boulos: eis o Pacote do Golpe
Nos quatro eixos de eventual governo Temer, o projeto da elite brasileira: contra-reforma trabalhista, ataque a programas sociais, privatização disfarçada da Petrobras e abafamento dos escândalos de corrupção. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras) 


Crise do lulismo, risco de golpe e luta de classes
André Singer analisa: por que empresários abandonaram quem os enriqueceu. Nas Jornadas de 2013, divisor de águas irrepetível. “Ajuste fiscal”, o erro dramático de Dilma. Projeto de Lula está nas cordas, mas não morreu. Entrevista a João Vitor Santos, no IHU (Outras Mídias)

“Estado democrático de Direito” ou democracia?
Por uma esquerda que rejeite o mito da neutralidade das leis; e que defenda, em vez a "legalidade" abstrata, os conflitos, a pressão social e a disputa no interior do sistema jurídico. Por Monica Stival (Outras Palavras)

Marco Aurélio versus Gilmar Mendes
Desinibido e estreitamente ligado ao PSDB, Gilmar contava com silêncio de seus pares e aparecia, até agora, como "voz" do STF. Ao tornar públicos seus pontos de vista, Mello inibe esta manobra. Por Maria Inês Nassif, em Carta Maior (Outras Mídias)

Legião de traidores prenunciou nossas versões infames
De Iago a Calabar, de Judas a Amaury Kruel, personagem tem centralidade em narrativas diversas; na política brasileira atual, traição é comemorada pela mídia  Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

A nova ocupação gigante do MTST em São Paulo
Como 1200 sem-teto deram finalidade social a propriedade imensa, vazia e largada à especulação. O que ação revela, no momento em que conservadores investem contra democracia e direitos sociais. Por Laura Capriglione, com fotos de Paulo Ermantino e Lina Marinelli, nos Jornalistas Livres (Outras Mídias)

América Latina: onde os ricos quase não pagam impostos
Escândalo dos "Panama Papers" expõe injustiça fiscal, sonegação e "incentivos" tributários -- os mecanismos mais utilizados pelas elites do continente para ampliar concentração de riquezas. Por Marcelo Justo, na BBC (Outras Mídias)

A volta de Lampião, o jornal gay que aloprou a ditadura
Em documentário, a história, ousadia e percalços de publicação que provocou censura ao denunciar, irreverente e desbocado, o conservadorismo moral e a marginalização dos homessexuais. Por Débora Lopes, na Vice (Outras Mídias)

Mais quatro dias para apoiar Outras Palavras
Nossa campanha de sustentação autônoma mostra que outro jornalismo é possível. Falta um tris para cumprir 100% da meta. Seja parte do projeto. Celebre com filmes contra o consumismo infantil. Por Antonio Martins (Outros Quinhentos)

Nenhum comentário: