abril 01, 2016

OUTRAS PALAVRAS: Polêmica: Para qualificar as jornadas contra o golpe; Impostos: nem todos os ricos são miseráveis; Polícia Federal, da esperança ao pavor; Eles já desenharam o PMDB para a gente entender; No Cyberquilombo, cultura negra e ativismo ao alcance da mão; Mercado de ninharias; Memória e presença de um cinema em ruínas; Agenda: como criar comunidades de aprendizagem colaborativa

Imagem inline 1

Boletim de atualização - Nº 638 - 31/3/2016




Polêmica: Para qualificar as jornadas contra o golpe
Evitar impeachment e retrocesso é crucial. Mas os limites do governo Dilma estão claríssimos. É hora de um novo projeto de pais. Por Carla Ferreira e Mathias Luce (Outras Palavras)

Impostos: nem todos os ricos são miseráveis
No Brasil, Fiesp quer pagar ainda menos. Mas em Nova York, quarenta milionários lançam manifesto, dizendo-se envergonhados com desigualdade e dispostos a elevar suas contribuições. Na BBC (Outras Mídias)

Polícia Federal, da esperança ao pavor
História de um desastre: escorregão trágico do governo Lula e irresponsabilidade permanente de José Eduardo Cardozo criaram corporação superpoderosa, não-republicana e que flerta com Estado policial. Por Luis Nassif, no Jornal GGN (Outras Mídias)

Eles já desenharam o PMDB para a gente entender

Chargistas foram ao mesmo tempo proféticos e incisivos, auxiliados pelo show de horrores intrínseco à história recente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

No Cyberquilombo, cultura negra e ativismo ao alcance da mão
Em videoaulas inovadoras, coletivo alimenta professores dispostos a difundir, entre seus alunos, história e filosofia dos afrodescendentes -- além de sua literatura, música e dança contemporâneas. Por Inês Castilho (Blog da Redação)

Mercado de ninharias
Ao retornar aos jornais, é abordado por uma mulher, que lhe beija. "Oi, amor, desculpa o atraso". "Tudo bem, tava olhando as notícias". "Pra quê? São iguais às de amanhã, nada muda". Por Daniel Cariello, nas Cartas da Guanabara (Outras Palavras)

Memória e presença de um cinema em ruínas
Ao iluminar história de uma sala de rua no interior de Pernambuco, "O que se memora" propõe instigante reflexão sobre o que a arte cinematográfica foi e o que é. Por William Hinestrosa (Outras Palavras)

Agenda: como criar comunidades de aprendizagem colaborativa
Na próxima segunda (4/4), conversa virtual com os criadores do programa Desaprender. Entre eles, Alex Bretas, criador de “Educação Fora da Caixa”. É possível participar, grátis (Blog do Alex Bretas)

Nenhum comentário: