abril 07, 2016

É tudo verdade no IMS-RJ. POR Equipe IMS (BLOG DO IMS)

PICICA: "Em sua 21ª edição, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade apresenta uma seleção de 85 filmes de 26 países, sendo 22 em estreia mundial. O festival acontece entre 7 e 17 de abril em São Paulo e de 9 a 17 de abril no Rio de Janeiro.

O cinema do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro exibirá treze longas-metragens da programação do festival, integrantes das seções O estado das coisas, Foco latino-americano e Programas especiais, além das mostras competitivas internacional e nacional de curta-metragens.

Também será apresentada a mostra Retrospectiva Brasileira: Carlos Nader, com doze filmes entre longas, médias e curta-metragens, produzidos do início da década de 1990 até hoje. No último dia de festival, o realizador estará no cinema do IMS para um encontro com o público." 



É tudo verdade no IMS-RJ

POR Equipe IMS 

 Cinema | 06.04.2016




Em sua 21ª edição, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade apresenta uma seleção de 85 filmes de 26 países, sendo 22 em estreia mundial. O festival acontece entre 7 e 17 de abril em São Paulo e de 9 a 17 de abril no Rio de Janeiro.

O cinema do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro exibirá treze longas-metragens da programação do festival, integrantes das seções O estado das coisas, Foco latino-americano e Programas especiais, além das mostras competitivas internacional e nacional de curta-metragens.

Também será apresentada a mostra Retrospectiva Brasileira: Carlos Nader, com doze filmes entre longas, médias e curta-metragens, produzidos do início da década de 1990 até hoje. No último dia de festival, o realizador estará no cinema do IMS para um encontro com o público.

Neste primeiro fim de semana, 9 e 10 de abril, o IMS exibe cinco longas e os dois ciclos de curtas-metragens da retrospectiva Carlos Nader. No sábado, dia 9, um dos destaques é Faraós do Egito Moderno (Nasser, Sadat, Mubarak), de Jihan El-Tahri (França, 2015), às 18h. Integrante da seção O estado das coisas, o documentário percorre episódios-chave da história do Egito, delineando o percurso de três homens-fortes do país: Gamal Abdel Nasser, Anuar el-Sadat e Hosni Mubarak.


Já no domingo é a vez da seção Foco latino-americano, com Toponímia, de Jonathan Perel (Argentina, 2015), também às 18h. O filme reavalia vestígios da ditadura militar em quatro províncias de Tucumán, na Argentina, quarenta anos após a região ter sofrido forte repressão do regime autoritário.



 
Às 20h o Brasil comparece com a estreia mundial do pernambucano Danado de bom, de Deby Brennand (2016). Conta a história de João Silva, menino solitário criado pelo pai que descobriu cedo a paixão pelos ritmos nordestinos. Ainda garoto, decidiu ir para o Rio de Janeiro para conhecer o ídolo Luiz Gonzaga. Juntos, compuseram uma história de sucesso.



 
Nos dois ciclos de curtas de Carlos Nader, sempre às 16h, serão sete filmes. No sábado, "O beijoqueiro" (1992), "Trovoada" (1995), "O fim da viagem" (1996) e "Carlos Nader" (1998). O domingo fica com "Concepção" (2001), "Chelpa Ferro" (2009) e "Tela" (2010).

Para conhecer mais sobre os curtas e os outros filmes em cartaz no fim de semana e ter acesso à programação completa do É Tudo Verdade 2016 no IMS-RJ, consulte nossa página do festival. A entrada é franca para todas as sessões.


Equipe IMS

Fonte: BLOG DO IMS

Nenhum comentário: