abril 05, 2009

SOS Encontro das Águas convida para debater os impactos socioambientais do Porto das Lajes

Foto: Rogelio Casado - Ecossistema - Manaus-AM, março/2009
Da esq. para dir.: Falésia das Lajes; área reflorestada pela Soka-Sagai; Alumazon (lugar da futura captação de água para a Zona Leste da cidade de Manaus), e na extremidade a faixa de 260 metros onde se pretende construir o Porto das Lajes, faixa onde está situado o igapó-santuário-berçario dos peixes da região, justamente onde começa a boca do lago do Aleixo. Tudo isso é um ecossistema só. Dois mil metros adentro da mata, na qual serão destruídos importantes sítios arqueológicos, estará o lugar de armazenamento dos conteiners. Era só o que faltava, empilhá-los na beira do majestoso rio Amazonas (fotografia feita a partir do encontro das Águas).
Nota do blog: Ecossistema é o conjunto dos relacionamentos mútuos entre determinado meio ambiente, e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, metereológico e biológico. Essa definição elementar consta nos bons dicionários, e que o Sr. José Alberto da Costa Machado, professor da UFAM, não dá bola para ela, colocando sob suspeita seu conhecimento de biogeocenose. Dá-lhe, Aurelião!

***

Prezados Amigos de Manaus

O movimento SOS Encontro das Águas convida a comunidade universitária e a sociedade manauara para debater sobre os impactos socioambientais que o Porto das Lajes acarretará no Encontro das Águas e sobre as estratégias para promover a recuperação ambiental e preservação desta região.

Data: 9/04/2009 (quinta-feira) – 13:00h
Local: Auditório Paulo Bührnheim, Mini Canpus da UFAM (ao lado do Centro de Convivência)

Debatedores:
Jackson Rego – Engenheiro Florestal UFAM
Ademir Ramos – Antropólogo NCPAM/UFAM
Rogelio Casado – Pró-reitor de Extensão da UEA
Thelma Pontes – Grupo Educação Ambiental do SOS Encontro das Águas

Não deixe os comunitários da Colônia Antônio Aleixo lutando sozinhos pela preservação do maior símbolo dos povos e da natureza Amazônida !!!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: