Quem vai por o guizo no pescoço do gato?
Do correspondente do PICICA, Rio de Janeiro
Zefofinho de Ogum, sociólogo
Segundo o autor desse blog, o artista plástico Otoni Mesquita, professor da Universidade Federal do Amazonas, fazia um protesto com seus alunos, pintando de vermelho os troncos de árvores cortadas pela administração Serafim Corrêa para a construção do viaduto do bairro do Coroado, quando o motorista de um carro particular grita: “Vai trabalhar vagabundo, é o progresso que está chegando”.
Imaginem se esse tipo de gente, e que não são poucos, tomar conhecimento do relatório que me foi enviado pela internet. Simplesmente chegou-me às mãos o resumo do estudo que indica inviabilidade do asfaltamento da BR-319. Tchan... tchan... tchan... tchan... Vai haver uma guerra santa entre desenvolvimentistas e conservacionistas.
Quem me responde a pergunta que fiz e deu título a essas mal batucadas? Qual dos nossos ambientalistas irá por o guizo no pescoço do ministro? Não vale responder que é a nossa mais querida e corajosa bióloga. A pesquisadora tem sido a única a levantar sua voz contra obras que provocam danos ao meio ambiente. Por isso mesmo tem sido processada. Sua defesa do Encontro das Águas, ameaçada pela construção de um porto de carga e descarga de conteiners, tem sido uma das mais comoventes manifestações de respeito ao nosso patrimônio paisagístico, cartão postal de Manaus.
Gente, cadê o Greenpeace? Os pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)? As universidades estão aonde mesmo? Os intelectuais e os estudantes abraçarão a causa? Valei-me, minha santa periquita do bigode louro!!!
Não é a toa que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anda de cabelos em pé. Confira o estudo, e entre em pânico. Help!!!
***
Nota do blog: Ainda hoje publicarei o resultado do relatório intitulado "Eficiência econômica, riscos e custos ambientais da reconstrução da Rodovia BR-319", de Leonardo C. Flack & Marcos Amend - Conservação Estratégica - CSF - Consórcio FORTIS - Sul do Amazonas, enviado pelo nosso intrépido Zefofinho de Ogum.
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
abril 20, 2009
Quem vai por o guizo no pescoço do gato?
Área de desmatamento em 2030 na BR-319
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário