outubro 10, 2008

Raciocinando por fora do pensamento único: evidências subjetivas de uma esquizofrenia histórica

Raciocinando por fora do pensamento único: evidências subjetivas de uma esquizofrenia histórica

Antônio José Botelho

Esse título poderia ser: “As lições do aprendizado tecnológico Coréia para Manaus”. Ou no máximo: “O processo de industrialização de Manaus e da Coréia: a esquizofrenia de um e a lucidez de outro”. Mas, prefiro o impacto, prefiro levantar a poeira, mesmo correndo o risco de que, ao fim e ao cabo, o esquizofrênico seja eu próprio.

Portanto, a idéia é comparar, por mais esdrúxulo que posso parecer, o desenvolvimento industrial e tecnológico da Coréia do Sul [simplesmente Coréia a partir daqui] com o de Manaus.

Para tanto, há uma necessidade de relativizar as diferenças que absolutizariam o processo de comparação. Isto é, tudo sugere impossibilidades para fins dessa comparação: a) Coréia é um país e Manaus é uma cidade do Norte do Brasil; b) a sociedade coreana é confuciana e a manauara é cristã; c) a nação coreana passou por várias guerras e invasões e Manaus sempre desfrutou de paz;
d) o PIB da Coréia [US$ 1,1 trilhão em 2006] é quase-infinitamente maior do que o de Manaus. Certamente, outras razões poderiam ser listadas, até o fato de há muito já se compara a Coréia com o próprio Brasil.

Mas, por outro lado, podemos e devemos comparar a Coréia com Manaus porque ambas tiveram seus processos de industrialização e de aprendizado tecnológico no mesmo período de existência do Projeto ZFM, ainda que admitida margem de uma década como vantagem inicial para a Coréia. A Coréia começou sua industrialização a partir do início da década de 60 do século passado e Manaus a partir da década de 70. Todavia, essa não será a grande diferença como se verá adiante. A lógica da comparação é quanto ao fato da indústria eletroeletrônica, um dos carros-chefe do faturamento do PIM, ter atraído empresas-marcas mundiais-globais coreanas [por exemplo, Samsung e LG] em detrimento da incapacidade de Manaus criar empresas com capital e tecnologia locais nesse setor,
apesar de todas as vantagens oferecidas ao capital produtivo.

A sistemática da comparação será a de registrar em forma de nota de roda pé toda passagem da história do desenvolvimento industrial e tecnológico da Coréia que estabeleça confronto com a pertinente história de Manaus, além das considerações assentadas ao final dessa reflexão. A lógica é estabelecer contraditórios-criativos [entenda-se como pontos passíveis de se transitar da esquizofrenia para a lucidez] entre as duas histórias, tantas quantas possíveis frente à experiência deste autor de quase 25 anos de profissionalidade junto ao Projeto ZFM. Nas notas de roda pé estão lançadas sementes para a superação do estado esquizofrênico do nosso modelo de desenvolvimento, considerando a busca por uma autonomia mínima e adequada.

Leia mais em www.argo.com.br/antoniojosebotelho
Posted by Picasa

Nenhum comentário: