outubro 11, 2008

Caicó-RN comemorou o Dia Mundial de Saúde Mental e ajudou a articular o Fórum de Saúde Mental do Seridó

Caicó-RN
O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I e o serviço de Residência Terapêutica da Secretaria de Municipal de Saúde de Caicó comemoraram, na sexta-feira, 10 de outubro, o Dia Mundial de Saúde Mental, com a promoção de programas de Rádios e palestras sobre o tema: "Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania". O evento, baseado em proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), trouxe para o centro dos debates a questão da lacuna entre a demanda provocada pelos transtornos mentais e os recursos financeiros, humanos e de serviços disponíveis para atendê-la. As atividades comemorativas iniciaram ontem, dia 10, e vão até 17 de outubro de 2008.

O evento teve como público alvo as comunidades onde tem uma maior incidência de portadores de transtornos mentais no município de Caicó, coordenadores dos CAPS, técnicos de alguns e os profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estarão desenvolvendo um ciclo de palestras baseados na busca ativa em saúde mental realizada no mês de Julho. Em Caicó, o debate envolveu os atores responsáveis pelo Controle Social sobre a ampliação do acesso à atenção, com foco na melhoria das ações da saúde mental articulando todo esse processo com as questões da participação e da cidadania.

A boa notícia é a articulação do Fórum de Saúde Mental do Seridó. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) das cidades de Caicó, Currais Novos, Jucurutu e Parelhas serão os promotores do fórum, que tem o objetivo de garantir a criação de uma rede de assistência em saúde mental para região do Seridó. Este fórum elaborou uma carta de intenção dirigidas aos novos gestores.

Francisco das Chagas e Silva
Coordenador Municipal de Saúde Mental
Posted by Picasa

Um comentário:

Estela Souza disse...

Passeava pela web e parei no seu blog.Deixei essa região a tanto tempo que fico muito feliz em ver noticia tão especial, voltada à area da saúde coletiva, que é onde atuo aqui no Rio. A globalização das informações é uma coisa maravilhosa. Obgada pela matéria