Caro Rogelio,
Sentimos sua falta no evento da CARMAA (1), ocorrido na noite de ontem no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, graças ao apoio da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas. Nossa gratidão a você e a Reitora Marilene Corrêa da Silva Freitas. Comunicamos para todos que naquele momento você estava numa outra missão no Amazon SAT, divulgando a Semana Nacional de Tecnologia, que acontecerá na primeira quinzena de outubro.
O que tivemos foi uma reunião ordinária de apresentação: dos novos Coordenadores Regionais dos estados de Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Pará e Maranhão; da programação do mês da Consciência Negra; do Estatuto da CARMAA; a efetivação da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras – Núcleo Manaus e tomada de posicionamento político diante das Eleições Municipais 2008.
No que pertine a política, foi dado o apoio (2) a vereadora Lúcia Antony que hoje é vítima de intolerância religiosa por ter proposto a criação do Parque dos Orixás e da Lei Municipal N. 1.159 de 31 de outubro de 2007, que estabeleceu no calendário oficial da cidade de Manaus o 13 de maio como o dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias.
O espaço foi aberto a todos os candidatos a vereadores que quisessem firmar compromisso de defesa das bandeiras de luta da Comunidade Tradicional de Terreiro, que são: combate a intolerância e ao preconceito, o estabelecimento de uma política de saúde voltada a população negra priorizando as doenças que mais nos atacam como diabete, anemia falciforme, hipertenção, tuberculose, dst/aids; a criação de Pontos de Cultura, e a criação da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Dos candidatos a prefeito os únicos que deram alguma satisfação foram Praciano e Omar Aziz.
Omar se comprometeu em fazer uma análise dos pedidos feitos garantindo que a população Negra receberá toda a atenção necessária para a execução de programas que tragam resultados efetivos. Ao mesmo tempo justificou sua ausência por conta da preparação para o debate na tv.
Praciano alegou o mesmo debate e o fato de estar afônico.
Dos candidatos a vereadores apenas Lúcia Antony - PC do B e Felix Ferreira PV se fizeram presentes.
Lúcia se emocionou com o manifesto distribuído pela CARMAA nos terreiros de Manaus, (três mil ao todo) e reafirmou seu compromisso de luta em desfesa dos direitos das minorias em especial das Comunidades Tradicionais de Terreiro.
O candidato advogado Félix Ferreira também reafirmou seu compromisso de luta em defesa da igualdade de direitos.
A Universidade Federal do Amazonas - Polis e o Sindicato dos Assitentes Sociais também participaram do evento.
As duas instituições acenaram com a disponibilidade de integração de parcerias nas ações afirmativas.
Em especial o Sindicato dos Assitentes Sociais poderá fazer parceria na composição jurídica para que os terreiros que não possuem CNPJ concorrram a uma dos 40 pontos de cultura que serão criados no Amazonas pelo MINC.
O evento terminou com um coquetel.
Esse é um relise enxuto, mais que enxuto, simplesmente enxuto.
Axé baxí, baxabal.
Dr. Alberto Jorge Silva
Por um mundo sem preconceito e discriminações.
Nota do blog:
(1) CAARMA é o acrônimo de Coordenação Amazônica das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias (FENACAB - FARMA - ABUCABAM)
(2) Carta Aberta ao Povo do Axé - Umbanda - Tambor de Mina - Candonblé - Terecô - Omolokô Mesa de Cura - Pajelança
Nenhum comentário:
Postar um comentário