outubro 14, 2008

Pela IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Foto: Rogelio Casado - Franco Basaglia - Diadema-SP, 1979
Nota do blog: À noite passada sonhei com Franco Basaglia. Caminhávamos pelas ruas de Trieste e conversávamos sobre o surpreendente "corpo mole" do Conselho Nacional de Saúde sobre a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, e o mal estar provocado entre militantes da luta por uma sociedade sem manicômios, gestores de saúde comprometidos com as causas públicas e gerentes de programas de saúde mental. O sentimento é de que "estão nos enrolando". Naquele dia, pela manhã, havia recebido um e-mail indignado de um dos coordenadores municipais de saúde mental mais queridos e respeitados entre seus pares. Disse-lhe que minha aflição era verificar que indignação como essa do querido companheiro é de uma escassez de dar dó. Contam-se nos dedos as vezes em que os indignados se manifestam. Disse mais, que diante da desmobilização ampla, geral e (ir)restrita, com as exceções de praxe, meu temor é que quando vir o pior - e ela virá; basta aguardar a próxima manifestação do conservadorismo-psi-nosso-de-cada-dia - seria duro recompor os caquinhos do que sobrou do movimento antimanicomial, tão desprestigiado por alguns setores que resolveram andar na contra-mão da nossa história de luta. Basaglia começou a andar em círculos. Repentinamente, ele - ateu confesso - ajoelha-se e faz uma longa oração:

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança.
Meu Santo Expedito tu que és o Santo guerreiro.
Tu que és o Santo dos aflitos e desamparados.
Tu que és o Santo dos desamparados.
Tu que és o Santo das causas urgentes, protege os mentaleiros do Brasil, ajuda-os, concedendo-lhes: força, coragem e serenidade.
Atende meu pedido! (não precisa abrir a cabeça dos conselheiros, a foice e martelo, para que eles se decidam pela IV Conferência Nacional de Saúde Mental; abre, sim, a cabeça dos mentaleiros do Brasil).
Meu Santo Expedito, ajuda os mentaleiros brasileiros a superarem estas horas difíceis; protegendo-lhes de todos os que possam prejudicar o movimento por uma sociedade sem manicômios, que um dia já foi mais unido, atende meu pedido com urgência.
Devolve-lhes o espírito de Luta e garra.
Meu Santo Expedito!
Estarei agradecido pelo resto de minha vida e propagarei teu nome a todos os que tiverem Fé. Muito Obrigado".

Estarrecido, exclamei: "Qualé, Basa, pirou?"

Disse-me o sábio: "Guerra é guerra, meu caro! Quando o coletivo é atacado de leseira, rogar ao Expedito é um santo remédio. Não reclama, reza aí 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria e não esquece de fazer o Sinal da Cruz".

Às 11h55 de hoje recebi um sinal. Fui autorizado a tornar público a primeira manifestação de apelo à consciência dos mentaleiros do Brasil. Com a palavra o companheiro Décio de Castro Alves. Com esse nome de poeta, até quem perdeu as esperanças ressurgirá do limbo. A bem da verdade os companheiros da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial estão se manifestando por e-mails. Breve usarei este espaço para a devida comunicação.

* * *

Informes sobre a Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM)

ESTÃO NOS ENROLANDO!!!!!!!!!

Mentaleiros queridos:

Como não recebi esta mensagem por este grupo (em defesa da reforma psiquiátrica) e também não vi nenhum comentário subseqüente, retransmito a todos.

Entendendo ser prioritário a mobilização nacional para a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, é, no mínimo, LAMENTÁVEL a posição do Conselho Nacional de Saúde que ESTÁ ENTREGANDO O MANDATO COM 11 MESES DE ANTECEDÊNCIA.

Dizer que, por não estar dentro de seu mandato (faltam 11 meses para set. 2009!!), não será possível viabilizá-la é de uma irresponsabilidade inaceitável. Ainda mais quando os recursos necessários para a continuidade da implantação da REFORMA PSIQUIÁTRICA não estão garantidos . Ou será que os digníssimos membros do CNS não sabem que, fazem parte do processo de gestão pública e, FORAM ELEITOS, exatamente para viabilizarem processos, e não EMPURRÁ-LOS COM A BARRIGA?!! E, no ano que vem qual será a nova justificativa? A eleição presidencial de 2010? Por que os conselheiros serão novos e precisarão “dar um tempo...” até se adaptarem?

PELA IV CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL EM 2009!!!

Décio de Castro Alves
Coordenação de Saúde Mental
Santo André- SP
Posted by Picasa

Nenhum comentário: