outubro 11, 2008

Redução de Danos: Consultoria em Direitos Humanos

Nota do blog: Conheça o trabalho de Domiciano Siqueira no campo da Redução de Danos.

QUEM SOMOS

Dois temas importantes se entrecruzaram nos últimos 30 anos no Brasil: O reaquecimento do desenvolvimento da democracia e o surgimento da aids.

Sem julgar moralmente esses dois acontecimentos, o que percebemos de fato é a capacidade do grupo social de se (re) organizar.

Inseridos nesse movimento e ao mesmo tempo “frutos” dele, iniciamos nosso trabalho de consultoria na área dos direitos fundamentais da pessoa por volta de 1992, sensibilizando, capacitando e supervisionando programas de redução de danos, possíveis somente sob essa ótica, uma vez que trata dos direitos e deveres de usuários de drogas.

Essa foi, e ainda é, a forma mais adequada de enfrentar o processo de exclusão, uma vez que prioriza a atenção a esses grupos sem necessariamente exigir deles a abstinência integral das drogas e respeitando suas escolhas.

A comprovada diminuição da transmissão de doenças nessas redes sociais, com ênfase no HIV/AIDS e hepatite animou-nos a propor a mesma forma de atenção a outros grupos vulneráveis como, profissionais do sexo, prisioneiros e etc.

Hoje existem políticas públicas no Brasil, que mesmo ainda tímidas, dão suporte e importância ao trabalho que desenvolvemos.

Leia mais em Siqueira & Cia
Posted by Picasa

Nenhum comentário: