outubro 12, 2008

Teatro do Oprimido no Dia Mundial de Saúde Mental no Brasil

Foto: Meire Romano - Dia Mundial de Saúde Mental - Guarulhos-SP, 1.10.2008
Teatro do Oprimido na Saúde Mental

O projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental aproveitou o dia 10 de outubro para realizar varias atividades e se somar a outras levando para as ruas a discussão da reforma psiquiátrica.

Foi realizado em Salvador no Dique do Tororó uma grande caminhada com todos os caps e ao final um dos CAPS apresentou um espetáculo de Teatro do Oprimido. No Rio alguns grupos de Teatro do Oprimido de CAPS também se apresentaram em escolas quebrando o "muro" da saúde mental e levando a discussão para alunos, professores e familares.

Abaixo vai depoimento dos funcionários da prefeitura de Guarulhos que trabalham com Teatro do Oprimido, mostrando asssim a importância da cultura e arte neste debate.

bjs

Geo Britto

http://www.ctorio.org.br/


TEATRO DO OPRIMIDO EM GURULHOS-SP

Olá a todos (as)! Aqui em Guarulhos comemoramos o Dia Mundial de Saúde Mental com um evento em praça pública num lindo dia de sol depois de uma semana inteira de chuva e muito frio. A Praça Getúlio Vargas é central, fica no coração da cidade, em meio ao trânsito intenso, propaganda política, carros de som estimulando a greve bancária, enfim coisas do cotidiano da cidade grande. Éramos um grupo numeroso, certamente mais de 200 pessoas entre trabalhadores da saúde, usuários dos serviços e seus familiares, além dos transeuntes e trabalhadores da praça (garis, taxistas...) que se aproximavam pra dar uma olhadinha no que estava acontecendo. Contamos com a presença de todos os Caps da cidade, multiplicadores que participaram da oficina de TEATRO DO OPRIMIDO recentemente, coordenadores de projetos da secretaria e imprensa local. Claro que aproveitamos o encontro para articular mais oficinas de TEATRO DO OPRIMIDO já pra próxima semana. Foi cofirmado o TEATRO DO OPRIMIDO no Caps-AD, Caps II Arco-Iris e algumas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A programação foi diversificada, Eva (Coordenadora de Saúde Mental) abriu o evento falando sobre o tema central deste ano "Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania", reforçando a necessidade de fortalecer o compromisso de ampliar a oferta de serviços e ações, melhorando a atenção e reduzindo iniquidades; o Caps Infantil Recriar levou um painel e dois bonecos gigantes confeccionados por suas crianças e adolescentes; o Caps II Gopoúva apresentou um Coral formado por usuários e coordenado por Lúcia (psicóloga do serviço); depois tivemos oficina de Lian Gong (técnica oriental de exercícios físicos); em seguida eu, Miriam, Regina (dinamizadoras), Méia e Graça (multiplicadoras) realizamos alguns jogos de Teatro do Oprimido e apresentação de Teatro Fórum, através do Aperto de Mãos. Todos participaram ativamente tanto dos jogos quanto do Forum, contamos com 4 intervenções do público presente. Por fim, aula de dança coordenada por Alexandre, enfermeiro do Caps II Arco-Iris que teve a colaboração especial de um trio de arretados forrozeiros formado por profissionais e usuários do Caps-AD. Lindo de ver, todos na praça, no meio do dia dançando alegre e livremente! A essa altura já não era mais possível identificar usuário ou profissional. Certa hora subi no coreto para tirar umas fotos e a visão que tive foi de um grande baile no meio da praça (foto anexa). Maravilha de visão!

Grande beijo a todos e todas!

Meire Romano
Posted by Picasa

Nenhum comentário: