Sacerdote Alberto Jorge e seu povo em manifestação no dia de N.S. da Conceição
NOTA: Enquanto o psicólogo e sacerdote de um culto afro-ameríndio Alberto Jorge e seus companheiros lutam pelo Parque dos Orixás, a tese de insconstitucionalidade que gerou veto sem discussão na Câmara Municipal de Manaus não tem procedência, haja vista os exemplos do Rio de Janeiro, São Paulo e de Porto Alegre, como se verifica no Portal da Prefeitura da capital gaúcha (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=49944&p_secao=3&di=2002-11-16). Atentai para a data da matéria: 16.11.2002. Como vêdes, ocupava o poder público municipal o glorioso Partido dos Trabalhadores. Sorry, periferia!, como diria o colunista burguês que frequenta os melhores terreiros desse Brasil brasileiro.
16/11/2002 ESPAÇO RITUAL
Prefeitura inaugura Recanto dos Orixás no Parque Saint`Hilaire
O Recanto dos Orixás, local destinado à realização de rituais afro-religiosos no Parque Saint`Hilaire (parada 38 da RS 40), será entregue pela Prefeitura à comunidade em ato hoje, 16, às 16h. A implantação desse espaço especial tem o objetivo de organizar a prática das atividades religiosas.
Os símbolos das religiões afro e da umbanda estão fortemente ligados à natureza, e a realização de cultos, oferendas e trabalhos devem estar em perfeita harmonia com o ambiente natural e as comunidades freqüentadoras das áreas verdes.
A cerimônia de inauguração consistirá em um rirual religioso, no qual serão feitas oferendas aos orixás. O Recanto está implantado em uma área de 1.000 metros quadrados, que compreende uma mata nativa, um arroio e o espaço para os rituais. À entrada foi instalado um portal, de autoria do artista plástico porto-alegrense Beto Babão, que consiste em dois totens representando os orixás das matas — Oxóssi e Ossanha —, em cuja base estão dois equipamentos para os fiéis acenderem velas.
A inauguração ocorre um mês após a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura e três entidades afro-religiosas. O ato foi realizado dia 25 de outubro, na abertura do VII Seminários Cultural e Teológico da Umbanda e das Religiões Afro-Brasileiras. O documento foi firmado com o Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros, Federação das Religiões Afro-Brasileiras e Aliança Umbandista e Africanista.
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário