janeiro 01, 2007

Porto Alegre tem... São Paulo tem... Rio de Janeiro, também...: Manaus ainda luta pelo seu Parque dos Orixás

Sacerdote Alberto Jorge e seu povo em manifestação no dia de N.S. da Conceição












NOTA: Enquanto o psicólogo e sacerdote de um culto afro-ameríndio Alberto Jorge e seus companheiros lutam pelo Parque dos Orixás, a tese de insconstitucionalidade que gerou veto sem discussão na Câmara Municipal de Manaus não tem procedência, haja vista os exemplos do Rio de Janeiro, São Paulo e de Porto Alegre, como se verifica no Portal da Prefeitura da capital gaúcha (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=49944&p_secao=3&di=2002-11-16). Atentai para a data da matéria: 16.11.2002. Como vêdes, ocupava o poder público municipal o glorioso Partido dos Trabalhadores. Sorry, periferia!, como diria o colunista burguês que frequenta os melhores terreiros desse Brasil brasileiro.

16/11/2002 ESPAÇO RITUAL
Prefeitura inaugura Recanto dos Orixás no Parque Saint`Hilaire

O Recanto dos Orixás, local destinado à realização de rituais afro-religiosos no Parque Saint`Hilaire (parada 38 da RS 40), será entregue pela Prefeitura à comunidade em ato hoje, 16, às 16h. A implantação desse espaço especial tem o objetivo de organizar a prática das atividades religiosas.

Os símbolos das religiões afro e da umbanda estão fortemente ligados à natureza, e a realização de cultos, oferendas e trabalhos devem estar em perfeita harmonia com o ambiente natural e as comunidades freqüentadoras das áreas verdes.

A cerimônia de inauguração consistirá em um rirual religioso, no qual serão feitas oferendas aos orixás. O Recanto está implantado em uma área de 1.000 metros quadrados, que compreende uma mata nativa, um arroio e o espaço para os rituais. À entrada foi instalado um portal, de autoria do artista plástico porto-alegrense Beto Babão, que consiste em dois totens representando os orixás das matas — Oxóssi e Ossanha —, em cuja base estão dois equipamentos para os fiéis acenderem velas.

A inauguração ocorre um mês após a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura e três entidades afro-religiosas. O ato foi realizado dia 25 de outubro, na abertura do VII Seminários Cultural e Teológico da Umbanda e das Religiões Afro-Brasileiras. O documento foi firmado com o Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros, Federação das Religiões Afro-Brasileiras e Aliança Umbandista e Africanista. Posted by Picasa

Nenhum comentário: