outubro 14, 2008

Criança Não É de Rua: Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes

Foto publicada em CMI Brasil

© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
criança não é de rua

campanha nacional de enfrentamento à situação de moradia nas ruas de criança e adolescentes

Saudações!

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes - Criança Não É de Rua – foi lançada em Dezembro de 2005 no Senado Federal, em Brasília. E tem por objetivo promover o diálogo para o enfrentamento da questão das crianças e dos adolescentes em situação de moradia nas ruas do nosso país (entendemos por crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas, aqueles que perderam o vínculo familiar e possuem a rua como referência). Diálogo esse que se pretende o início de uma discussão nacional a respeito da viabilização de políticas públicas no tocante à promoção das garantias fundamentais contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Pautamos nossas ações nas seguintes medidas:

1. Garantir o direito à presença de educadores sociais de rua junto às crianças e adolescentes em situação de moradia na rua, efetivando uma abordagem pedagógica de qualidade.

2. Garantir o direito à convivência familiar e comunitária, o que significa investir na reestruturação econômica, social e cultural das famílias e no reatamento dos laços familiares da criança que foi morar na rua.

3. Garantir o direito à acolhida num espaço de proteção alternativo, nos casos em que a reestruturação e a reinserção familiar não foi possível, respeitando o princípio da excepcionalidade e da provisoriedade dessa medida.

Dentre as metodologias propostas está a realização de seminários nas capitais e um Seminário Nacional (Brasília - 2009) com a participação de representações da sociedade civil e do poder público. Os seminários buscam reunir entidades de diversas esferas da sociedade em torno da discussão do tema, pretendendo congregar as diferentes visões.

Para tanto, convidamos desde já a participar na articulação do Seminário em sua Cidade promovendo a divulgação do mesmo junto aos seus contatos de esfera local. O seminário será realizado dia 22 de Outubro de 2008, Começando às 08h30min. Local: Auditório do colégio Dom Bosco, Av Epaminondas, 57 Centro - Manaus - AM.

Para maiores informações sobre a Campanha, propostas, adesão, entidades parceiras, favor acessar http://www.criancanaoederua.org.br/.

Atenciosamente,

Quenia de Oliveira
Secretária da Campanha
Rua Senador Alencar, 1324, Centro
CEP 60030-051
Fortaleza-CE
+55 85 3212-9477
Email:
faleconosco@criancanaoederua.org.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: