pinguasarcos — 30 de agosto de 2009 — Depoimentos de famílias que vivem na Ocupação Dandara, em BH.
***
Nota do blog: O Fórum Social Mundial de Minas Gerais, através da Profa. Dirlene Marques, convida para Plenária sobre a Questão da Terra Urbana e Rural.
Olá pessoal
O tema deste mes de nossa plenaria é a "Questãao da terra urbana e rural". Tema que mostra sua atualidade a partir da tragédia do Rio de Janeiro. E, que nos remete as lutas dos movimentos em BH que fazem ocupação das terras, exigindo uma reforma urbana, conseguindo vitórias importantes, como é a ocupação Dandara, que comemora neste sabado, 1 ano da ocupação. E, o MST tem sido um símbolo na luta pela reforma agrária e por um projeto popular para a sociedade.
Sabemos que, como diz Joao Pedro Stedile, a diferença entre o Governo Lula e FHC, é que no governo atual tem mais diálogo. Porem, "Infelizmente, em ambos os governos, não houve desconcentração da propriedade da terra, o que é o fundamental. A reforma agrária é uma política governamental, executada pelo Estado em nome da sociedade, que visa desapropriar grandes propriedades de terra que não cumprem a função social. É uma bandeirar epublicana, que se insere nos direitos democráticos. Para isso, procura democratizar o acesso àterra e desconcentrar a propriedade fundiária. Dentro desse conceito, durante os governos FHC e Lula, os latifundiários aumentaram o controle das terras.
Está em curso ummovimento de contra-reforma agrária, realizado pela lógica do capital de empresas transnacionais e do mercado financeiro. De acordo com o censode 2006,
Apesar disso, reitero as diferenças. O governo FHC era o legítimo representant
Queremos tambem esclarecer que, no mes de maio vamos continuar esta discussão, trazendo o tema: Capitalismo e Liberdade, onde pretendemos continuar a discussão sobre a terra, e discutir a lógica do trabalho no capitalismo, a identidade, a questão racial. Por isto, trouxemos o tema sobre os quilombolas para a plenária de maio, mesmo sabendo que hoje um grupo para ser considerado quilombola tem de se autodeclarar. E, o mais complicado é como regularizar, titular as terras que os quilombolas estão exigindo como direito. Durante o governo Lula, apenas 7 terras quilombolas foram tituladas, apesar de ter sido feita a identificaçã
Esperamos por todos voces para aprofundarmos e tirarmos uma posição sobre esta questão fundamental para contruirmos um novo projeto de sociedade.
Plenária sobre a Questão da Terra Urbana e Rural
Expositores: MST - Vanderlei Martini; Ocupações Em BH - Joviano Mayer; Povos indígenas - um representante dos Xacriaba.
Segunda feira, dia 12, as 18,30h, no Centro Cultural da UFMG.
Um grande abraço
Dirlene Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário