abril 30, 2010

Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras em Debate

Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras em Debate

Estarão no INPA nos próximos dias 6 e 7/05, o Coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli, e a Gerente do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (Planor), Rosangela Rocha Von Helde. Os dois farão uma visita técnica ao acervo de obras raras da Biblioteca do INPA, bem como proferirão palestras.

O objetivo da visita é avaliar o estado e as condições de preservação do acervo de obras da Biblioteca do INPA, bem como apoiar o Instituto na elaboração de projeto de recuperação e restauração do acervo que reúne obras dos séculos XVIII e XIX e foram herdadas em sua maioria do Museu Botânico do Amazonas (1882-1889) de João Barbosa Rodrigues.

No dia 07/05, a partir das 9h00, na sala de seminários da Biblioteca do INPA, os dois apresentarão seminários abertos ao público, conforme a seguir:

Projeto “Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia” (ASPI/INPA)

Seminário sobre “Gestão de Acervos de Obras Raras”

Dia 07/05/2010, Sexta-Feira – Sala de Seminários da Biblioteca do INPA

09h00 – Palestra - “Diretrizes de Segurança & Preservação na Biblioteca Nacional”
Palestrante: Jayme Spinelli – Coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional
RESUMO: Tendo como estudo de caso a Biblioteca Nacional (RJ), o palestrante abordará a problemática sobre segurança & preservação, para salvaguarda de acervos bibliográficos e documentais e para o edifício que os abriga. Tem por objetivo oferecer orientações e caminhos para procedimentos e atitudes relativas as questões desta natureza, importantes e vitais nesta era de tantas incertezas.

10h15 – Palestra - “Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras: Atuação e Contribuição à Gestão de Acervos Raros”
Palestrante: Rosangela Rocha Von Helde – Gerente do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras.
RESUMO: O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras - PLANOR tem por objetivo identificar e cadastrar em base de dados bibliográfica acervos de memória existentes em bibliotecas e instituições culturais em todo o território nacional; orientar sobre os procedimentos técnicos a serem utilizados na identificação, organização e conservação desses acervos, conforme as normas adotadas pela Biblioteca Nacional; difundir informações através de sua página e de seu Boletim Informativo, além de promover eventos no âmbito do acervo raro.

O evento é uma realização do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia, da ASPI, através de convênio de cooperação científica e cultural com o INPA e conta com o apoio da COAE, COXT e Biblioteca do INPA.

Quem chegar ao seminário mais cedo poderá assistir ao documentário em vídeo da Profa. Algenir Ferraz Suano da Silva, fundadora da Biblioteca do INPA, a partir das 08h15.

Atenciosamente,

William Nazaré Guimarães Gama
Coordenador do Projeto Memória da Ciência e da Cultura da Amazônia
(ASPI/INPA) 3632-0512 9134-9786
Posted by Picasa

Nenhum comentário: