setembro 29, 2010

Ennio Candotti faz palestra no Museu da Amazônia

Às margens da educação

 

Ennio Candotti, diretor geral do Musa e Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foto: Mario Oliveira

Na palestra desta quinta-feira, 30/9, Ennio Candotti, diretor geral do Musa, lança um desafio a estudiosos e pesquisadores: escrever textos que permitam incluir a Amazônia nos projetos educacionais do Estado. O roteiro de sua exposição prevê retratar, em traços curtos, a cultura e a história antes e depois de 1500, e imaginar um cenário para o futuro dos jovens amazônidas.

“Falarei da influência dos ambientes e do grande rio, suas cheias e vazantes, que estabelecem um calendário único no planeta. Perguntarei à educação se ela prepara os jovens para aqui viver: a floresta, o rio, o passado e seus conflitos, são amigos ou inimigos?”

Inspirado pela observação da natureza e pelas culturas indígenas que há séculos habitam a floresta e às margens do rios, Candotti coloca em discussão a construção de uma escola que realmente inclua a Amazônia e suas peculiaridades.

“Na natureza encontramos as leis do movimento dos planetas, da água em terra e dos pássaros no ar. Sabemos, porém, imitar a natureza? Fazer como ela faz - se alimentar de luz, água e CO2 como as plantas? Caminhar na água como o mosquito? Como então construir uma escola onde se aprenda a tecer a teia da aranha? E com que fio costurar suas paredes?”

O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

Palestra: Às margens da educação
Palestrante: Ennio Candotti / Musa
Data: 30 de setembro
Horário: 17h
Local: Avenida Constelação 16, Conjunto Morada do Sol, Aleixo

Fonte: Musa - Museu da Amazônia

Nenhum comentário: