setembro 30, 2010

Crônica da derrota do demo-tucanato

Os cavaleiros do apocalipse tucano
Crônica
 
Os brutos também amam?
 
O Serra está amargando várias baixas dentro do PSDB. Alguns aliados estão abandonando o barco! Justo agora, quando ele está tão necessitado de braços e pernas! Explicaremos os fatos em capítulos.
 
Capítulo I – O vice que nunca foi, mas que deveria ter sido
25. 06 - Depois de José Serra perambular solteiro durante três meses, o PSDB anuncia o Senador Álvaro Dias como vice. A notícia foi recebida com entusiasmo pela Folha e o Globo. O DEM, aliado de Serra, não gostou e fez bico de tucano.
 
Capitulo II – O vice que foi, mas que nunca deveria ter sido
30.06 – Depois de esbravejar durante cinco dias, o DEM apresentou o deputado federal Índio da Costa como vice do Serra. A revista Veja ficou entusiasmada com a escolha. O jornal O Globo ficou em cima do muro. O PTB, do Roberto Jefferson, não gostou e fez bico de tucano.   
 
Capítulo III – Entrou mudo e saiu calado!
18.07 – Os principais jornais do país reproduzem as declarações do vice de Serra, que associou o Partido dos Trabalhadores às guerrilhas das Farcs da Colômbia.  A revista Veja gostou, disse que ele era “bom de briga”. O PT entrou na justiça contra as declarações. A coordenação da campanha de Serra procurou preservar o “menino”. Índio da Costa fica no freezer por quinze dias.
 
Capítulo IV – Os sigilos que não eram segredos de ninguém
01.09 – O bunker do PSDB, a revista Veja, anuncia o grande escândalo nacional: a quebra de sigilo fiscal da filha de Serra. Serra sabia desde 2009 sobre a quebra dos sigilos fiscais de sua família. Os camelôs de São Paulo vendem os sigilos de qualquer pessoa, até mesmo foto de amante! Basta pagar!  
 
Capítulo V – O medo do Serra da filha do Serra
13.09 - A revista Carta Capital publica uma reportagem do jornalista Leandro Fortes, informando aos leitores que a filha do Serra quebrou o sigilo de mais de 60 milhões de correntista do país. O fato não mereceu destaque dos órgãos que defendem a liberdade de imprensa (O Globo, Estadão, Folha e Jornal Nacional). O Serra, candidato, teme a filha do cidadão Serra!   
 
Capítulo VI – Os brutos também amam: Álvaro Dias, Antonio Anastásia e FHC
22.09 - O senador Álvaro Dias declara que não votará no candidato do PSDB, Beto Richa, no Paraná. Seu voto será do candidato do PDT, Osmar Dias, aliado de Dilma no Estado e irmão do senador. Será que o Álvaro Dias “dilmou?
 
23.09 – Com o aumento das intenções de votos na candidata do Lula em Minas Gerais, o candidato do PSDB, Antonio Anastásia, disse que o eleitor mineiro é "livre" para optar pelo "Dilmasia", voto casado nele e na presidenciável Dilma Rousseff, do PT. Será que Aécio e o Anastásia “dilmaram?
 
25.09 – Em entrevista ao jornal britânico “Financial Times”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admite que a candidata do governo, Dilma Rousseff, vencerá a eleição no primeiro turno. FHC também afirmou, com certa dose de ciúme, que Lula “surfa na onda que ele criou”. Será que FHC “dilmou”? 
 
Capítulo VII – O último suspiro
28.09 – O Datafolha publica pesquisa na qual Dilma cai três pontos, oscilando de 54% para 51%. A notícia é recebida com estardalhaço pelo Jornal Nacional, que diz: “a pesquisa Data Folha aponta que não há como garantir a vitória no primeiro turno”. O Bonner não se contentava de contente! Devemos lembrar que o Datafolha foi o último instituto a reconhecer o crescimento da Dilma. Agora, está sendo o primeiro a reconhecer sua “queda vertiginosa” e apontar que teremos segundo turno! Esqueçam as capas da revista Veja!
 
Capítulo VIII – Crônica de uma morte anunciada
29.09 – Ibope
Pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira, aponta Dilma com 50%, seguida de Serra com 28%, e de Marina com 12%. Segundo o jornal O Globo, “nos votos válidos, Dilma está com 55% e poderia ganhar no 1º turno se a eleição fosse hoje”. O resultado foi divulgado com tristeza no JN. O Bonner não estava presente!   
 
29.09 – CNT/Sensus
Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta quarta-feira, aponta Dilma com 47,5%, seguida de Serra com 25,6%, e de Marina com 11,6%.
Segundo o jornal Estadão, “considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo brancos e nulos e distribuindo os indecisos proporcionalmente), Dilma teria hoje 54,7% da preferência e venceria a disputa no primeiro turno, que será disputado no próximo domingo”.
 
29.09 – Vox Populi
Pesquisa Vox Populi/Band/IG, divulgada nesta quarta-feira, aponta Dilma com 49%, seguida de Serra com 26%, e de Marina com 12%. Segundo o site Último Segundo, do IG, “a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, mantém a dianteira sobre os adversários na corrida para a sucessão e seria eleita, no próximo domingo, com 55% dos votos válidos (excluídos os votos nulos e em branco)”.
 
29.09 – A liberdade de imprensa do PSDB
O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, proibiu a divulgação das pesquisas de intenções de votos para o governo do Estado dos institutos Data Folha, Ibope e Vox Populi. Richa, que é PhD em Fomento Organizacional e Departamental em Estatística Universal - FODEU, “apontou falhas na metodologia aplicada pelos institutos na elaboração das pesquisas e obteve três decisões unânimes da Justiça Eleitoral paranaense, que determinou o veto à divulgação dos levantamentos”. Fiquei com peninha do Lulinha, visto pela Folha, Globo e Estadão como o “grande inimigo” da liberdade de imprensa!
 
Capítulo IX – O velório
30.09 – Término da propaganda eleitoral no rádio e na tv. Será o último programa dos candidatos a presidente. Também será o último dia para a realização de debates.
 
01.10 - Jornal Nacional, sexta-feira, 20h30min (horário de Brasília). Bonner anuncia com entusiasmo o vencedor do debate: José Serra. A opinião do JN é corroborada pelas pesquisas realizadas pelos institutos Datafolha e Ibope, na madrugada de sexta-feira, com mais de 5 mil eleitores trôpegos!
 
02.10 – Capa da revista Veja. Sai o polvo, entra a imagem da urna anunciando um “possível” segundo turno, com Serra sorrindo para os leitores da revista. Não há nenhuma denúncia escabrosa. A revista confirma que Serra foi o melhor candidato no debate promovido pela Globo.
 
03.10 – 22h, horário de Brasília. Serra e Marina reconhecem a eleição de Dilma no primeiro turno. Dilma bateu seus adversários em todos os estados da federação. Terminou com 60% dos votos válidos. Serra ficou com 25% e Marina com 12%. Marcos Coimbra é a “mãe Diná” da estatística...
 
04.10 – Ressaca da vitória. Viva a democracia... Viva a Internet!
 
 
Frederico Passos

Nenhum comentário: