setembro 22, 2010

Papel e desafio dos apoiadores acadêmicos dos movimentos sociais

speed6715 | 24 de julho de 2009
Video documentário que mostra a ocupação pelo MSTS (Movimento dos Sem Teto de Salvador) que denominaram Cidade de Plastico, localizado no Surbúbio Ferroviário no bairro de Periperi, Salvador Bahia.

REPORTAGEM: Anne Clara, Antonio Nelson, Gustavo Luz, Ricardo Alves.
FILMAGEM: Antonio Nelson, Gustavo Luz, Henrique Casais
PRODUÇÃO: Antonio Nelson , Henrique Casais
EDIÇÃO: Henrique Casais

***

Os apoiadores acadêmicos dos movimentos sociais: seu papel, seus desafios

21 de Setembro de 2010  
A motivação para escrever estas linhas tem a ver com um esforço de reflexão em torno de questões que preocupam muitos daqueles que, desejosos de contribuir para a construção de uma sociedade justa, aproximam-se de protagonistas de movimentos emancipatórios com a intenção de com estes colaborar ou de exercer um protagonismo em sentido forte. Por Marcelo Lopes de Souza [*]

Por dentro e por fora é uma série de artigos de debate sobre as lutas e os movimentos sociais, da iniciativa conjunta de Paulo Arantes e do coletivo Passa Palavra. Série aberta a um amplo leque de colaboradores individuais, convidados ou espontâneos, mais ou menos empenhados (ou ex-empenhados) nas lutas concretas, que ajude a aprofundar diagnósticos sobre a sociedade que vivemos, a cruzar experiências, a abrir caminhos - e cujos critérios seletivos serão apenas a relevância e a qualidade dos textos propostos.
“Horizontalidade” e “verticalidade”, coletivos e coordenações

As reflexões a seguir têm como referência concreta mais imediata o movimento dos sem-teto do Rio de Janeiro. Tenho, desde 2005, colaborado com as ocupações de sem-teto do Centro e da Zona Portuária daquela cidade, em especial com as ocupações Quilombo das Guerreiras e Chiquinha Gonzaga, tanto direta quanto indiretamente (neste último caso, treinando e incentivando os jovens universitários que trabalham comigo na Universidade Federal do Rio de Janeiro a buscar não somente compreender o mundo, mas também a transformá-lo).

Leia mais em Passa Palavra

Nenhum comentário: