outubro 12, 2008

III Mostra Amazônica do Filme Etnográfico


Clique para ampliar
A III Mostra Amazônica do Filme Etnográfico divulgou a programação completa, com a relação de mini-cursos e oficina - que já estão com inscrições gratuitas abertas. O evento acontecerá entre os dias 14 e 19, principalmente no Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube, av. Eduardo Ribeiro, Centro). A programação se encontra disponível no site http://www.mostraetnografica.ufam.edu.br/. A realização é do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM).

A Mostra contará com presença de importantes nomes nacionais, como o secretário do audiovisual Silvio Da-Rin (que autografará seu importante livro 'Espelho Partido', sobre história do documentário, no coquetel de abertura) e o diretor Hermano Penna (do filme 'Olho de Boi', ganhador de dois Kikitos de Ouro no Festival de Gramado), presidente do júri.

Os mini-cursos serão ministrados pela cineasta Jorane Castro (Da idéia ao filme: realização de documentários na Amazônia), do Pará, e a pesquisadora Fernanda Bizarria (Os povos amazônicos no documentário brasileiro), de Belo Horizonte. O artista plástico e realizador audiovisual amazonense Otoni Mesquita realizará uma oficina com fotos do antropólogo Claude Lévi-Strauss e música.

As inscrições, que vão até 14 de outubro, são feitas na sala do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM), no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Amazônia, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no minicapus da UFAM, av. Rodrigo Octavio, Japiim. As vagas são limitadas (mini-cursos, 50 pessoas; oficina, 10). O telefone para mais informações é 3647- 4381.

A curadoria do evento selecionou 22 produções para a mostra competitiva, entre os 32 inscritos. As produções vieram de dez estados do Brasil: Amazonas (10), Pará (4), São Paulo (2), Mato Grosso (1), Roraima (1), Rio de Janeiro (7), Goiás (2), Pernambuco (1), Distrito Federal (1), e Espírito Santo (1). Do exterior serão exibidos filmes da Inglaterra (1) e Espanha (1).

Homenagem

O programa DOCTV é o homenageado desta edição da Mostra. Ao longo da programação serão exibidos seis documentários produzidos na região amazônica. Diretores e representantes destas produções estarão presentes para debates e dois fóruns de discussões.

A III Mostra tem o apoio da FAPEAM, UFAM, UEA, SESC, SEC, TV Cultura e ABD/AM.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: