maio 16, 2006

Diga não ao uso do eletrochoque

Direitos Humanos - 07.10.2004

Não à utilização de Eletrochoques (ECT) no tratamento de portadores de sofrimento mental

Os usuários de saúde mental, ao definirem a Carta de Direitos e Deveres dos Usuários, em 1993, posicionam-se contra o uso do eletrochoque.

Também a III Conferência Nacional de Saúde Mental aprovou Moção exigindo o fim do uso do ECT em portadores de sofrimento mental.

A despeito disso, ainda permeia, no discurso psiquiátrico, a tentativa de reabilitação desta prática desumana, com base em preceitos meramente técnicos.

A discussão preponderante, no entanto, é : esta não é uma questão técnica, mas ética!

Os usuários não querem mais esta técnica, não a aceitam de forma alguma!

Cabe à Psiquiatria pesquisar e encontrar recursos e técnicas eficazes e humanas de tratamento do sofrimento psíquico!
Os usuários de saúde mental estão convencidos e estão gritando para a sociedade que o eletrochoque é um método obsoleto, retrógrado, violento e indesejável. A Psiquiatria, ao enfatizar o uso do ECT , retroage a métodos, secularmente ultrapassados, de tratamento comprovadamente violentos, que remontam aos tratos com a saúde de princípios do século passado: a evolução desejada dos métodos, deve ser aliada à ética; ciência sem ética mata! O ECT é violento e indesejável.

Eletrochoque?! Não, obrigado!
... imagine na sua cabeça!

Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios / BA
Movimento dos Usuários da Saúde Mental / BA
Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
Apoio: Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia


NOTA

Às vésperas da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial - dia 18 de maio -, quando a Associação Chico Inácio (ONG filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, que congrega familiares, usuários e cuidadores em saúde mental) em parceira com a Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental, e com o apoio de várias outras ONGs, estará realizando uma manifestação cultural (concentração na Igreja da Matriz de N.S. da Conceição às 8:00, caminhada pela Av. Eduardo Ribeiro às 9:00 h e ato público cultural na Praça São Sebastião às 10:00h), este blog dá sua contribuição publicando uma carta contrária ao uso de eletrochoque em portadores de sofrimento mental, publicada na coluna de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. No Amazonas, essa prática foi abandonada há mais de duas décadas. Fica o alerta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns e bela caminhada..nós aqui em Itanhaém teremos uma Oficina de arte com uma ONG chamada Oficina Biruta.. aguardem fotos...parabéns pela luta.. abraços daniella stazack (psicóloga)
Viva a Luta antimanicomial !!