maio 25, 2006

Itacoatiara pronta para implantar um CAPS tipo I










Conselho Muncipal de Saúde e o CAPS de Itacoatiara

Hoje, dia 25 de maio, é um dia histórico na construção de uma sociedade sem manicômios para o município de Itacoatiara-AM. O Conselho Municipal de Saúde da Velha Serpa estará deliberando a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do tipo I (composto por um médico especialista em saúde mental, uma enfermeira, três profissionais de nível superior das seguintes categorias: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico).

O que é CAPS?

O CAPS é um serviço comunitário aberto, que compõe a rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico e seus ambulatórios, capaz de acolher com dignidade o portador de sofrimento mental, articulando uma "rede de apoio pessoal" que ajude a transformar a vida da cidade na relação com a loucura. Para a criação desta rede, a abordagem da crise e a inserção social do usuário de saúde mental são faces de uma mesma moeda.

Encontro com cuidadores de saúde mental

Entre os dias 19 e 20 de maio, a Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental, através dos médicos Jaime Benarrós e Rogelio Casado, esteve na cidade de Itacoatiara, localizada no lado esquerdo do Rio Amazonas, próximo à boca do rio Madeira, e que está ligada à capital Manaus pela estrada pavimentada AM-010 a 266 Km, por via fluvial a 108 milhas e por via aérea a 176 Km, que corresponde a 30 minutos de vôo.

Objetivo do encontro: dialogar com os futuros cuidadores de saúde mental. Em dois dias, num exercício coletivo, foi construído uma rede de atenção ao portador de sofrimento mental, desde o Programa Saúde da Família, passando por Secretarias Municipais afins, até o Hospital Geral de Itacoatiara, que deverá oferecer leitos psiquiátricos para algumas situações de crise.

Ao final do trabalho, por volta das 17:00 horas de sábado, não poderia haver maior gratificação: todos entenderam que é a cidade quem tem de assumir seus loucos. Estão contados os dias em que se enviava para tratamento em Manaus portadores de sofrimento mental em crise, até porque o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro está mudando sua função social, devendo dar lugar a um Hospital de Clínicas.

Vontade política

Ao Prefeito Mamud Amed Filho, nossos cumprimentos pela decisão política de colocar Itacoatiara no mapa da Reforma Psiquiátrica brasileira. À Secretária Municipal de Saúde Laene Conceição Gadelha Dias e sua equipe, os melhores votos de sucesso na trilha de um novo período na história da saúde pública de Itacoatiara.

O companheiro Jaime Benarrós estará representando a Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental nessa data tão especial para Itacoatiara e para o estado do Amazonas, o último estado a destravar a Reforma Psiquiátrica iniciada em 1980. Posted by Picasa

Nenhum comentário: