maio 18, 2006

DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL - 18 de Maio



















Conheça a ONG que não deixa a peteca cair nas comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial no estado do Amazonas. Com sol ou sem sol, com chuva ou sem chuva, chova chuva ou canivete lá está ela com seus companheiros e aliados.

Com o Hospital Psiquiátrico sendo desativado para dar lugar a um Hospital de Clínicas, com a decisão política do governador Eduardo Braga em dotar o estado do Amazonas de uma Lei de Saúde Mental que impeça a construção de hospitais psiquiátricos e/ou unidades de saúde mental fora dos padrões definidos pelas portarias ministeriais e defendidos pela Reforma Psiquiátrica, estamos de alma lava. Tem um tijolinho nosso nessa construção.

A luta continua.

Conheça mais sobre a Associação Chico Inácio, filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial.

Associação Chico Inácio

Construindo a cidadania dos portadores de sofrimento mental

A Associação Chico Inácio acredita que para desmistificar a loucura e para um convívio mais saudável com aqueles sujeitos excluídos da vida social devido à experiência do sofrimento mental é necessário a construção de uma “rede de apoio social ”.

A Associação Chico Inácio criou um dispositivo de apoio ao portador de sofrimento mental para favorecer trocas e resolução de problemas comuns.

Por que construir uma rede apoio social ao portador de sofrimento mental?
(As informações abaixo são de interesse das famílias e dos portadores de transtorno mental que fazem tratamento nos serviços de saúde mental do Sistema Único de Saúde).

Porque a realidade só se constrói por meio da interação dos grupos sociais. Trabalhando em rede, através da organização de familiares, vizinhos, amigos e colaboradores, o portador de sofrimento mental terá uma chance concreta de viver em comunidade.

Portadores de sofrimento mental isolados sofrem mais, adoecem mais. Quanto menor a rede social de apoio maior é o sofrimento das famílias. Da qualidade da rede apoio social depende a qualidade da saúde e da criação de um novo mundo e de um novo sentido para a vida. Portadores de sofrimento mental: a união faz a força!!!

Como construir uma rede de apoio?

Criando alianças com outros movimentos sociais.

Entre os parceiros que respeitam nossa autonomia e nossa liberdade estão os Fóruns de Políticas Públicas e de Economia Solidária.

O que é a Associação Chico Inácio?

É uma organização, sem fins lucrativos, que atua, no campo da cidadania, por melhor atenção à saúde mental dos amazonenses. Fazemos parte da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial.

Somos 4 segmentos de associados: familiares, usuários, técnicos de saúde mental e cidadãos solidários. Unidos, somos mais fortes.

Prezamos a independência e a autonomia. Não temos vínculos com poderes políticos, religiosos e econômicos.

Desejamos a solidariedade de todos os que estão empenhados na luta pelos direitos humanos, civis e políticos das minorias.

Queremos uma sociedade sem hospícios. Lutamos por nossos direitos de cidadão.

O que tem feito a Associação Chico Inácio?

Participamos de 3 abraços simbólicos: na Assembléia Legislativa, no Teatro Amazonas e no Palácio Rio Negro; todos em 2003. No primeiro, entregamos ao Presidente da Assembléia Legislativa um Projeto de Lei para criação de outros serviços que substituam o hospício e que ofereçam Oficinas de Trabalho Protegido. No segundo, comemoramos o Dia Mundial de Saúde Mental, com recepção da Orquestra Filarmônica do Amazonas (veja foto). E, no terceiro, participamos da Campanha do Natal sem Fome. Além disso, fizemos 2 Paradas do Orgulho Louco, para reduzir o preconceito social.

Quais os projetos da Associação Chico Inácio?

A Associação Chico Inácio deseja criar “empresas sociais”: movidos pelo espírito da solidariedade, associados “normais” e “portadores de sofrimento mental” terão acesso a atividades geradoras de renda ou atividades de auto expressão. Através desse serviço, queremos construir a inclusão de portadores de sofrimento mental na vida da nossa querida Manaus.

· TRABALHO PARA OBTER RENDA
· AUTO EXPRESSÃO PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA ARTE


ATENÇÃO: As Oficinas de Artesanato e Oficina de Costura podem lhe ajudar a aumentar sua renda. Venha você e sua família conhecer nossos projetos de economia solidária.

A Associação Chico Inácio reúne seus associados, em Assembléia Geral, no 2º. Sábado de cada mês no Sindicato dos Jornalistas, das 09:00 às 12:00 horas. Todos os sábados à tarde, a partir das 13 h., tem Oficina de Artesanato. Às segundas, quartas e sextas, a partir das 08:00 h tem Oficina de Costura. Venha nos conhecer!

Associação Chico Inácio
Fundada no dia 18 de maio de 2004

Local de reunião e sede provisória:
Sindicato Profissional dos Jornalistas
Praça Santos Dumont, 15
Manaus - AM
Tel.: (92) 9601-0625 - Tel-Fax: (92) 3613-7960
Site: www.picica.com.br
E-mail: chicoinacio2004@yahoo.com.br

Associação, sem fins lucrativos, em defesa dos direitos humanos, civis e políticos de cidadãos portadores de sofrimento mental Posted by Picasa

Nenhum comentário: