Palestra com a antropóloga Maria Manuela Carneiro da Cunha, dia 08/04
A pesquisadora Maria Manuela Carneiro da Cunha, referência em questões indígenas, fará palestra na próxima quinta-feira, dia 08 de abril, às 9h30, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Professora aposentada da Universidade de Chicago (Estados Unidos) e integrante do Conselho de Administração do Museu da Amazônia - Musa, a antropóloga falará sobre seu último livro, Cultura com aspas. A obra reúne artigos escritos pela pesquisadora em diferentes épocas e um texto inédito sobre o termo cultura como entendido antropologicamente e como apropriado por comunidades indígenas e tradicionais.
Manuela Carneiro da Cunha é considerada uma das mais importantes antropólogas da atualidade. Suas pesquisas marcaram profundamente a antropologia feita no Brasil e tiveram grande impacto político, ajudando, por exemplo, a consolidar, na Constituição de 1988, os artigos que tratam dos direitos dos índios à terra. Atualmente, Manuela Carneiro da Cunha tem entre seus temas de estudo o conhecimento tradicional e o direito intelectual das sociedades indígenas sobre esse conhecimento e os mecanismos sociais responsáveis pela agrobiodiversidade no médio Rio Negro.
A palestra acontece no Auditório Rio Solimões, na Ufam e tem entrada franca. Alguns exemplares do livro Cultura com aspas estarão à venda no local.
EVENTO
Maria Manuela Carneiro da Cunha fala sobre seu último livro, Cultura com aspas
Data: 08 de abril
Horário: 9h30
Local: Auditório Rio Solimões, ICHL/UFAM
Realização
Museu da Amazônia – Musa
PROCAD – Paisagens Ameríndias/Ufam
www.museudaamazonia.org.br
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário