dezembro 14, 2010

Revista inTolerância é lançada

PICICA: "A história, como a definiu Walter Benjamim, não é uma longa marcha da humanidade em direção ao progresso, mas uma corrente ininterrupta de violências e opressões, uma montanha de dor que sobe até os céus. A experiência tem mostrado que o avanço da tecnologia não trouxe os resultados esperados pelas mensagens utópicas, e as guerras, os massacres, as torturas, o desprezo pelas minorias, pelo estrangeiro, pelas culturas diferentes, se repetem ininterruptamente. A exclusão de certos grupos humanos e o uso da violência física são empregados em nossos dias contra pessoas e povos, apenas por pertencerem a diferentes culturas, por terem idéias diversas, independente de qualquer ato que tenham cometido. A intolerância, seja religiosa ou política, assim como todos os sistemas totalitários, tira do homem a liberdade de escolha, e quer transmitir uma única mensagem, em nome de uma única verdade: a do poder absoluto para alguns e a total obediência para outros. Repetindo as palavras de um prisioneiro de Minas Gerais, queimado pela Inquisição portuguesa no século XVIII, “o homem deve ser livre para acreditar no que melhor condiz com sua consciência”."
Notícias
Revista inTolerância é lançada 
10/12/2010

Agência FAPESP – O Laboratório de Estudos sobre Intolerância (LEI), da Universidade de São Paulo (USP), lançou o primeiro número da revista inTolerância. Abrigada no Portal Rumo à Tolerância, www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/2683, a revista será semestral e trará um dossiê temático a cada edição.

Segundo os editores, a revista abre espaço para artigos, resenhas, entrevistas e documentos históricos com a perspectiva de enriquecer o debate sobre a tolerância e intolerância na área das humanidades, nas artes e na cultura.

Na primeira edição, a revista traz o dossiê Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz com textos que versam sobre Iluminismo, democracia, globalização, entre outros assuntos.

Além de resenhas e uma entrevista, o veículo traz uma análise do documento Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide, assinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. O texto é comentado por Samuel Feldberg, professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.

Entre os membros do conselho consultivo da revista estão Celso Lafer, presidente da FAPESP, Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da USP, e Sérgio Paulo Rouanet, filósofo e membro da Academia Brasileira de Letras.

A USP anunciou, em setembro, o projeto do Museu da Tolerância, que será construído na Cidade Universitária na capital paulista. O museu estará vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Intolerância e seguirá um conceito diferente dos museus tradicionais.

Será o primeiro do gênero na América Latina voltado também para a educação lato sensu. A previsão é que no prazo de um ano as obras sejam iniciadas.

Mais informações sobre a revista: www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/2683
 

Nenhum comentário: