julho 29, 2007

Edinea Mascarenhas Dias lança, pela Valer, a segunda edição de A Ilusão do Fausto


Na manhã de ontem, sábado, 28 de julho, Edinea Mascarenhas Dias, atual Pro-Reitora de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Amazonas, lançou a segunda edição do livro "A Ilusão do Fausto", devidamente revisada. Trata-se de um ensaio sobre a cidade de Manaus, traçada segundo uma ótica de modernidade manca, com raízes históricas fincadas na herança escravista, como afirma Milton Hatoum na apresentação da obra. Segundo o autor de "Relato de um certo Oriente, Dois Imãos e Cinzas do Norte", estamos diante de uma ótima oportunidade para pensar a cidade no seu presente, posto que não se pode compreendê-la sem uma compreensão aguda do passado.
O livro pode ser encontrado nas boas casas do ramo.

A ILUSÃO DO FAUSTO – Manaus – 1890-1920 – Edinea Mascarenhas Dias. 2ª. Edição – Manaus: Editora Valer, 2007 – Série: Memórias da Amazônia

“A Ilusão do Fausto é um estudo pioneiro sobre uma cidade, Manaus, que foi planejada e construída para atender a uma demanda do capital internacional. Já muito se comentou e escreveu sobre o espaço embelezado da cidade: suas praças, seus monumentos, seus edifícios suntuosos, dotados de estilos superpostos, importados da Europa. Esta é a Manaus mais divulgada, a cidade revelada em fotografias e cartões-postais. Mas há uma zona de sombra, escondida ou muito pouco revelada nesse urbanismo pretensamente grandioso, espelhado na Paris do prefeito Haussmann. Trata-se da outra face nada edificante da mesma fisionomia urbana: a Manaus dos excluídos. Ou seja, a dos pobres, miseráveis, imigrantes, enfermos e loucos”.

Milton Hatoum

Nenhum comentário: