dezembro 07, 2008

Desafiando o Rio-Mar: Cel. Hiram navega pelo rio Solimões

Foto: Cris - Cel. Hiram Reis e Silva e Pro-Reitor de Extensão da UEA Rogelio Casado - Manaus-AM, nov.2008
Prezado(a) Sr.(a),

No dia 01 de dezembro, ao raiar da manhã, teve início a epopéia do professor Cel R/1 Hiram Reis e Silva na Amazônia, realizando o projeto Desafiando o Rio-Mar.

Serão cerca 1.630 km pelo Rio Solimões entre as cidades de Tabatinga e Manaus, ambas no Estado do Amazonas; 100 km a mais do que a distância entre Porto Alegre e Rio de Janeiro!

O percurso está sendo realizado em dois caiaques oceânicos (mais propícios para remadas que envolvam longas distância; são rápidos e possuem compartimento de carga que permitem levar provisões), um tripulado pelo Cel Hiram e outro pelos dois companheiros de aventura: a turismóloga e canoísta Fabíola Arruda de Verga e o professor mestre de Educação Física, canoísta e 2º Ten R/2 Romeu Chala. O sistema de impulsão dos barcos será o "armstrong", ou seja, apenas os músculos dos tripulantes.

A preparação envolveu quase dois anos de exaustivos e diários treinamentos no Guaíba. O Lago Guaíba proporciona reais dificuldades à navegação com seus ventos fortes e largura de até 18 km (entre a Vila Itapoã e a Praia da Faxina) bem superior à do rio Solimões. As diversas rotas realizadas, atravessando o canal em navegações contínuas superiores a 2 horas, buscaram ultrapassar as situações que serão enfrentadas na Amazônia. Os ventos do quadrante Sul, superiores a 25 nós (45 km/h), passando entre os morros da Ponta Grossa e a Pedra Redonda, criam um interessante efeito de turbilhonamento. As ondas, de até 1,5 m, surgem de todos os lados sem um padrão definido exigindo muita habilidade e força do canoísta. No total, foram cumpridos 12.590 km de treinamentos no Guaíba.

Os remos iniciaram o contato com a água do Solimões às 07h 44min (horário local) de 01 de dezembro. O último contato está previsto para o dia 29 de janeiro, com a chegada a Manaus.

Atenciosamente,

Leonardo Araujo

* * *

Acompanhe a epopéia

Durante todo o percurso, os navegadores enviarão os dados por telefone e/ou Internet, sempre que houver condições de comunicação. A trajetória, ponto a ponto, será acompanhada desde Porto Alegre através de GPS em sinal satelital ou celular, através da empresa Skysulbra Rastreamento de Veículos, única referência que existirá sobre os navegadores na maior parte do trajeto.

No portal do CMPA, em um blog específico, estão sendo publicadas as sínteses do dia-a-dia do Projeto Desafiando o Rio-Mar.

O Diário de Bordo, com informações mais detalhadas, fotos e arquivos de áudio, poderá ser acompanhado no blog do Clube de História do Colégio Militar, com atualização periódica realizada pelas professoras Silvana Schuler Pineda e Patrícia Rodrigues Augusto Carra. O Diário de Bordo já contém informações sobre os dias que antecederam o início da epopéia. Confira lá.

Vários jornais e sites de todo o Brasil estarão acompanhando e divulgando o Projeto.

O horário local do percurso é o de Brasília menos duas horas.

Para conhecer mais, consulte:
Projeto Desafiando o Rio-Mar, na página do CMPA: início e evolução.
Projeto Desafiando o Rio-Mar, na página da SAMBRAS, com todo o planejamento.
Currículo do Cel Hiram.
Currículo do Prof. Romeu.
Reportagem do Portal Terra.
Reportagem da Universidade Estadual do Amazonas.
Reportagens em dezenas de jornais, revistas e sites.

Visite o portal Internet do Colégio Militar de Porto Alegre em http://www.cmpa.tche.br/ e acompanhe o dia-a-dia da epopéia.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: