dezembro 26, 2008

Amálgama: balanço de 2008

Amálgama

[novo post]

Um balanço de 2008

Posted: 25 Dec 2008 09:03 PM CST

Já que final de ano é mais uma oportunidade para agradecer, eu gostaria de dar um muito obrigado aos leitores que indicaram e colocaram o Amálgama na final do Best Blogs Brazil 2008, categoria “Artes e Cultura”.

Nada mal para um blog que iniciou oficialmente no dia 13 de julho último. Ao longo desses seus meses iniciais, o Amálgama ganhou menção e link em muitos sites*, recebeu centenas de comentários e dezenas de milhares de visitas. Nosso Pagerank (instrumento do Google que mede a popularidade de um site, e vai de 0 a 10) já é 4 – ou seja, praticamente subimos 1 ponto por mês!

Nada disso seria possível sem os esforços de um time de colaboradores que não faz pouco da inteligência do leitor. Blogar, para nós, é uma espécie de brincadeira séria. Várias editoras viram isso e passaram a enviar livros para resenha – já sabendo que isso não é garantia de elogios.

Embora não tente abraçar o mundo com as pernas, o Amálgama é um espaço que está aberto a praticamente todos os assuntos e estilos de escrita. O Natal e a vitória de Obama, filmes argentinos contemporâneos e literatura brasileira clássica, o vestibular e o conflito entre tutsis e hutus no Congo, a homofobia de alguns líderes evangélicos e o significado dos títulos dos discos de Michael Jackson… eis aí alguns dos temas que você pôde conferir. Nem todos abordados pelos colaboradores fixos, mas também por leitores que viram colaboradores na hora que querem – desde que seu texto tenha alguma qualidade e o assunto, pertinência. Mais uma vez linco a página Quem Faz; veja que, ao final dela, há a pergunta “Quer publicar seu texto no Amálgama?” seguida do “Entre em contato”. É isso, fique à vontade.

Há deficiências, claro. Por exemplo, gostaríamos de ter mais resenhas sobre filmes em cartaz nos cinemas. Da mesma forma, um colaborador ou colaboradora na África de língua portuguesa cairia bem (já temos dois nos EUA e um na Europa). São barreiras que pretendemos ir superando ao longo de 2009, com a compreensão e colaboração dos leitores.

————————

Mas, junto com o muito obrigado do início do post, vai outro por favor, se me permitem.

Os 10 blogs mais votados de cada categoria no BBB já estão relacionados e prontos para receber votos. Se você foi um dos que indicou o Amálgama, na primeira fase, basta agora fazer o login e votar (clique aqui). Se você não participou da primeira fase, cadastre-se agora mesmo e esteja apto para votar (clique aqui). Convide os amigos e amigas para conhecerem o Amálgama e nos dar um voto no BBB. A votação no site vai até o dia 16 de janeiro.

Além do prêmio pelo voto popular, haverá o prêmio do júri para cada categoria. Segundo as regras do BBB, este júri será formado pelos palestrantes do Campus Blog no Campus Party Brasil, que se realizará em São Paulo no dia 24 de janeiro; no evento, serão enfim revelados os blogs vencedores em cada categoria. Os critérios avaliados pelos jurados serão apresentação, qualidade dos textos e originalidade.

[Daniel Lopes]

* abaixo, a título de agradecimento, os links dos 20 blogs que mais enviaram visitantes para o Amálgama em 2008. (segundo o Analytics, foram 369 os sites de referência, então não dá para listar todos. mas se você mencionou uma vez sequer nosso blog, sinta-se agradecido.)

http://dropsdafal.blogbrasil.com/, http://idelberavelar.com/, http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/, http://recordarrepetirelaborar.blogspot.com/, http://verbeat.org/blogs/biajoni/, http://rre.opensadorselvagem.org/, http://donquijote.blogspot.com/, http://caldodetipos.blogspot.com/, http://joaogrando.wordpress.com/, http://natramadanet.blogspot.com/, http://miudorecruzado.blogspot.com/, http://pianistaboxeador21.blogspot.com/, http://jefferson.blog.br/, http://aidoutorquedor.blogspot.com/, http://ooxymore.blogspot.com/, http://rogeliocasado.blogspot.com/, http://overboestar.blogspot.com/, http://diplomaciabossanova.net/, http://agoracomdazibaonomeio.opensadorselvagem.org/, http://ladyrasta.wordpress.com/

————————————————————————————-

O AMÁLGAMA ESTÁ NA FINAL DO BBB! DEDIQUE UM MINUTO DO SEU DIA PARA VOTAR NA GENTEhttp://bestblogsbrazil.com/2008/node/27

Posted by Picasa

Nenhum comentário: